Outra criança estava no banco do carona, que também é proibido. Dono do carro baixou os assentos traseiros e aumentou o espaço de carga do porta-malas, onde as crianças estavam. Ele foi notificado. Nove crianças estavam sendo transportadas de forma irregular dentro do porta-malas de carro em Vitória, Espírito Santo
Divulgação/ Guarda Municipal de Vitória
Um motorista foi flagrado pela Guarda Municipal transportando de forma irregular oito crianças entre 6 e 10 anos de idade dentro de um porta-malas improvisado de um carro de passeio na volta da escola para casa em Vitória, na tarde de quarta-feira (23). Além disso, uma outra criança de 9 anos estava no banco do carona, o que também é proibido por lei.
Todas as crianças estavam sem cinto de segurança e outros itens obrigatórios. Além disso, o carro não tinha licença e não poderia ser utilizado para transporte escolar.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O condutor foi notificado por transitar com o veículo com lotação excedente, transportar crianças sem as normas de segurança e transitar com o veículo efetuando transporte remunerado de pessoas quando não licenciado.
Os guardas receberam uma denúncia anônima e fizeram a abordagem ao motorista no bairro Tabuazeiro.
De acordo com o coordenador do Grupamento Tático Operacional (GTO), Charles De Marchi, as crianças estavam em uma espécie de “furgão improvisado”.
“Além do número acima do permitido de passageiros para um carro de passeio, nenhuma das crianças estava com os itens de segurança. O condutor improvisou o espaço, deitou o banco e colocou as crianças onde seria o porta-malas, totalmente irregular”, disse o coordenador.
Carro de passeio transportava 9 crianças de maneira irregular em Vitória
Reprodução/TV Gazeta
O motorista contou para os agentes que trabalha com transporte escolar, mas que o veículo que usa diariamente estava em manutenção e, por isso, ele resolveu arriscar levando os alunos de forma irregular. O condutor foi levado para a Delegacia de Delitos de Trânsito.
LEIA TAMBÉM:
Motorista do ES se empolga com CNH definitiva e pede para ser abordada pela PM em blitz; veja vídeo
Aluna perde controle da direção e prova do Detran termina em acidente com três carros de autoescola no ES
O coordenador reforçou a necessidade de os pais e responsáveis terem atenção na hora da contratar transporte escolar.
“Não há nada que justifique colocar em risco a vida das crianças que estão sendo transportadas. A Guarda de Vitória realiza frequentemente fiscalizações, pois sabemos que o transporte correto dos alunos é garantir a segurança dos passageiros e também dos demais condutores das vias. Verifique se o veículo está em boas condições, sinalizado, se o condutor possui o curso específico do Detran e a licença para transporte de passageiros e que tenha uma pessoa maior de 18 anos para acompanhar. Caso contrário, denuncie ao 156 ou ao 190 em caso de flagrante”, pontuou.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo