Qual é a emoção reprimida da pessoa que sofre de insônia, segundo a psicologia

A insônia pode estar diretamente ligada a uma emoção reprimida, além de fatores físicos como estresse e problemas médicos. Estudos mostraram que emoções não processadas podem se manifestar durante a noite, atrapalhando o seu sono.

Saiba quais emoções não processadas podem estar atrapalhando o seu sono – Foto: Freepik/ND
Veja qual emoção reprimida pode estar associada à sua insônia:
Ansiedade: a preocupação constante, mesmo que inconsciente, interfere no descanso. Ela geralmente é a emoção mais associada à falta de sono.
Raiva reprimida: aqueles que evitam o confronto podem sentir raiva, elevando o nível de cortisol e dificultando o sono.
Tristeza ou luto não resolvido: perdas emocionais não processadas podem levar a noites sem dormir, emoções podem surgir de repente e aumentar o seu ritmo cardíaco.
Necessidade de controle: a dificuldade em “desligar” a mente à noite também pode refletir o medo de perder o controle e se sentir vulnerável.
Outros motivos para a insônia
Saiba o que evitar para ter uma boa noite de sono – Foto: Freepik/ND
Segundo o Manual MSD, a insônia pode ser uma doença, mesmo se ela existir no contexto de outras doenças, ou pode ser um sintoma de outros distúrbios. Para melhorar essa situação, especialistas recomendam reduzir a ingestão de café, não se exercitar próximo do horário de ir dormir e procurar não dormir em horários diferentes da semana.

Para tratar a insônia procure um médico especialista que poderá lhe receitar o tratamento adequado para o seu caso. Nunca tente se automedicar!
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.
Procure um especialista para tratar a sua insônia de forma adequada – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.