Igor Normando (MDB) venceu o Delegado Éder Mauro (PL) no segundo turno neste domingo (27) e será o prefeito de Belém (PA) pelos próximos quatro anos. A vitória de Igor foi confirmada às 17h32, quando 97,59% das urnas estavam apuradas.
Igor Normando (à dir.), prefeito eleito de Belém (PA), e Cássio Andrade, seu vice – Foto: Reprodução redes sociais/ND
O resultado do segundo turno confirmou a tendência da primeira votação, quando Igor Normando teve 44,89% dos votos válidos, enquanto Éder Mauro ficou com 31,48%. Já o atual prefeito, Edmilson Rodrigues (Psol), ficou na terceira colocação, com apenas 9,78% dos votos válidos.
A chapa liderada por Igor – formada por MDB, PSB, PRD, União, PDT, PP, PSD, Cidadania e PSDB – tem como vice-prefeito o empresário Cássio Coelho Andrade, 43 anos.
Quem é Igor Normando, eleito prefeito de Belém
Igor Wander Centeno Normando, 37 anos, é bacharel em Direito e, atualmente, deputado estadual.
Igor começou sua trajetória política no movimento estudantil, como dirigente da UMES (União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas) e da UNE (União Nacional dos Estudantes).
Eleito pela primeira vez para a Câmara Municipal de Belém em 2012, pelo PHS, e reeleito em 2016, deixou o segundo mandato pela metade ao conquistar, em 2018, uma cadeira na Assembleia Legislativa paraense.
Em 2022, já filiado ao Podemos, foi reeleito deputado estadual. Em fevereiro de 2023, Igor assumiu o cargo de secretário de Estado de Articulação da Cidadania, no governo de seu primo Helder Barbalho (MDB). Ficou no cargo até o início de junho de 2024, quando saiu para ser candidato.