Atual vice-prefeito chega pela primeira vez à chefia do Executivo Municipal. Cidade teve segundo turno inédito na história. Henrique do Paraíso, candidato à Prefeitura de Sumaré
Marcelo Gaudio/g1
Henrique do Paraíso, de 39 anos, foi eleito na noite deste domingo (27) pelos eleitores de Sumaré (SP) e vai governar a cidade pelos próximos quatro anos. O atual vice-prefeito chega pela primeira vez à chefia do Executivo Municipal.
Com 93,18% das urnas apuradas, o resultado estava da seguinte forma em Sumaré:
Henrique do Paraíso (Republicanos): 58,65%
Willian Souza (PT): 41,35%
No primeiro turno, o candidato do Republicanos já havia terminado na primeira colocação com 44,4% dos votos, contra 31,50% de Willian Souza, mas não alcançou os 50% dos votos válidos necessários para levar a eleição.
Sumaré ultrapassou os 200 mil eleitores neste ano, por isso, ocorreu o segundo turno pela primeira vez na história do município.
Quem é Henrique do Paraíso
Henrique Stein Sciascio, o Henrique do Paraíso, tem 39 anos, é casado e empresário. Ele foi eleito suplente de deputado federal em 2018 e, atualmente, está no segundo mandato como vice-prefeito de Sumaré (SP).
Na prefeitura, ocupou as secretarias de Governo, Administração e Recursos Humanos, Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Planejamento Urbano e Participação Cidadã.
Nestas eleições, foi candidato pelo Republicanos e teve o apoio dos partidos PL, Podemos, Solidariedade, MDB, PMB, AGIR e DC. À Justiça Eleitoral, declarou R$ 176.596,44 em bens.
No primeiro turno, Henrique do Paraíso ficou em primeiro lugar com 57.171 votos, o que correspondia a 44,4% dos votos. No segundo turno, ele contou com o apoio presencial na campanha do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas