Candidato do PSD derrotou no 2º turno Cristina Graeml (PMB) em campanha marcada por duas chapas de direita. Político é o atual vice-prefeito da capital. Prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD) prega união
O prefeito eleito de Curitiba Eduardo Pimentel (PSD) defendeu a união após vencer neste domingo (27) a acirrada disputa ao Executivo municipal.
Na sede do Tribunal Regional Eleitoral em Curitiba (TRE-PR), o atual vice-prefeito da cidade agradeceu eleitores e apoios políticos e disse que fará uma transição “tranquila”. Veja o vídeo acima.
“Agora eu serei o prefeito de toda Curitiba, de todos e todas”, afirmou.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A confirmação da vitória pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi anunciada às 18h10, com 92% das urnas apuradas. Pimentel venceu a disputa no 2º turno com 57,64% dos votos, derrotando a adversária Graeml, que obteve 42,36% dos votos.
Como é tradição na cidade, após a confirmação da vitória Pimentel foi até a sede do TRE-PR para uma coletiva de imprensa.
Rodeado pelo vice-prefeito eleito Paulo Martins (PL) e pela esposa Paula, Pimentel reiterou compromissos de campanha como a nova concessão do transporte coletivo, a garantia de mais vagas em creches e a promoção de uma cidade sustentável.
“Curitiba mostrou que o que vale na eleição municipal é o debate da cidade, é saber qual prefeito tem o conhecimento, que tem o cuidado, que viveu a cidade, que vai liderar Curitiba pelos próximos quatro anos”, disse.
A chapa vencedora integra coligação formada por PSD, PL, Novo, MDB, Republicanos, Podemos, Avante e PRTB.
O prefeito eleito agradeceu apoios políticos como os do governador Ratinho Junior (PSD) e do presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Marcelo Fachinello (Pode), e o deputado estadual Alexandre Curi (PSD), que assume em fevereiro de 2025 a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
O atual prefeito, Rafael Greca (PSD), também estava no TRE-PR. Pimentel agradeceu o político de quem é vice-prefeito e a quem vai suceder no Executivo municipal.
Eduardo Pimentel (PSD) ao lado da esposa Paula e do vice Paulo Martins (PL)
Giuliano Gomes/PR Press
Pimentel disse que, agora, começa uma “transição muito tranquila” e que fará visitas frequentes a Greca e a Fachinello.
“O eleitor curitibano está interessado no futuro da cidade”, disse.
Pimentel disse que, como prefeito, buscará recursos para Curitiba “em todos os lugares”, acenando que dialogará com os diversos campos políticos em prol da cidade.
O prefeito eleito disse que a partir de janeiro deve articular com o governo federal a obtenção de recursos e que também negociará financiamentos internacionais.
Promessas de campanha
O candidato à Prefeitura de Curitiba Eduardo Pimentel (PSD), votou por volta das 10h20
Giuliano Gomes/PR Press
O g1 lista a seguir promessas feitas por Pimentel ao longo das três semanas de campanha para a disputa do 2º turno. As declarações foram dadas em entrevistas à RPC e em agendas oficiais do candidato. Confira:
criar Sistema Único de Assistência Social para tratamento de pessoas em situação de rua e reinserção na sociedade;
rever plano de cargos e salários dos educadores;
manter ISS em 2% e investir em 700 km de calçadas para fortalecer comércio;
investir na revitalização do centro de Curitiba com fomento ao turismo e volta da habitação na região;
criar departamento para ampliar serviços voltados à terceira idade;
ofertar qualificação a jovens que estão saindo do ensino médio e buscam emprego;
vale creche no 1º dia de gestão para famílias que aguardam vaga matricularem crianças perto de casa.
⏩ Mais detalhes: Relembre promessas feitas no 1º turno da campanha por Eduardo Pimentel.
Quem é Eduardo Pimentel?
Aos 40 anos de idade, Eduardo Pimentel é curitibano e atual vice-prefeito da capital. Ele foi lançado como candidato à prefeitura pelo Partido Social Democrático (PSD).
Formado em Administração, Pimentel é atualmente o vice-prefeito de Curitiba e já ocupou os cargos de Secretário de Estado das Cidades e Secretário Municipal de Obras na Prefeitura da capital. Ao longo da carreira, também foi diretor de marketing da Fundação Cultural de Curitiba, diretor agrocomercial das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasas) e subchefe da Casa Civil do Governo do Paraná.
Durante a campanha, a candidatura dele contou com apoio do governador do estado, Ratinho Junior, e dos partidos Novo, Partido Liberal (PL), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Republicanos, Podemos (Pode), Avante e Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).
Eleito prefeito na capital, a partir do próximo ano Pimentel poderá cumprir com as propostas feitas em campanha, como a construção de 30 novos CMEIs e novos hospitais em Curitiba, passagem de ônibus pela metade aos domingos e feriados e a abertura de um novo concurso público para aumentar o efetivo da Guarda Municipal.
g1 entrevista o candidato à Prefeitura de Curitiba, Eduardo Pimentel
Giuliano Gomes/PR Press
Quem é Paulo Martins?
Paulo Martins é jornalista e atuou por vários anos como comentarista político. Martins disputou o cargo de deputado federal em 2014, mas ficou na suplência.
Com mudanças na configuração da Câmara, tomou posse em 2016. Em 2018, foi eleito deputado federal. Tentou uma vaga no Senado em 2022 e não foi eleito.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias da região em g1 Paraná.