De acordo com o Cihmego, a quantidade de chuva na cidade variou de 28mm a 78,6mm, a depender da região. Vias precisaram ser interditadas para limpeza após a chuva. Chuva provoca estragos em Goiânia
A forte chuva que caiu em Goiânia neste domingo (28) pegou os goianienses de surpresa e causou vários estragos pela cidade. Além da queda de pelo menos quatro árvores, alagamentos em vias deixaram carros ilhados e uma mulher chegou a cair e ser arrastada por uma enxurrada. Ela foi resgatada por funcionários de um posto de combustíveis (veja vídeo acima).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cihmego), a quantidade de chuva nas regiões norte, noroeste, leste, centro-oeste, sul e central da cidade variaram de 28mm a 78,6mm. A região do Jardim América foi a que mais registrou chuva. Nas regiões leste e norte as rajadas de vento foram de 38 km/h e 37 km/h, respectivamente.
LEIA TAMBÉM
VEJA QUAIS: Governo emite alerta de chuva para 62 cidades de Goiás
Goiás está entre os estados que devem ter o maior volume de chuva neste fim de ano, diz meteorologista
Goiás só deve ter chuvas regulares a partir de novembro, dizem meteorologistas
Veículos ilhados
Carro parcialmente submerso na Marginal Botafogo, em Goiânia
Wildes Barbosa/O Popular
Com as chuvas, o córrego da Marginal Botafogo transbordou. Pelo menos dois carros chegaram a ficar parcialmente submersos (veja fotos abaixo).
Em um dos casos, na altura da Avenida Jamel Cecílio. Os bombeiros informaram que foram acionados para irem até o local. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), equipes da prefeitura interditaram o trecho na manhã desta segunda-feira (28) e foram ao local para fazer uma limpeza.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) também explicou que a limpeza é feita nos dois sentidos da Marginal Botafogo na altura da Jamel Cecílio.
Ainda na marginal, na entrada para a Avenida E, um veículo rodou e ficou ilhado. Ele precisou ser guinchado para ser retirado do local (veja abaixo fotos de antes e depois da água diminuir).
Carro parcialmente submerso na Marginal Botafogo, em Goiânia
Gabriela Macêdo/g1
Enxurradas
Posto de combustível e momento em que mulher cai em enxurrada ao tentar chegar em veículo que estava na via, em Goiânia
Reprodução/TV Anhanguera
As enxurradas em Goiânia causaram diversos transtornos. No Jardim América, um vídeo gravado por uma pessoa que estava na loja de conveniência de um posto mostra quando uma mulher corre do posto até um carro que estava na rua e cai ao chegar na via, que estava com uma correnteza forte (assista acima).
Nas imagens obtidas pela TV Anhanguera é possível ver quando os funcionários do posto de combustível correm para ajudá-la. Segundo os trabalhadores, eles a tiraram da água e ela ficou bem.
Um vídeo divulgado pela Polícia Técnico-Científica também mostra que, no Jardim América, duas auxiliares de autópsia ajudaram três motociclistas que estavam ilhados por causa da enxurrada (assista no início da reportagem. Segundo divulgado pela instituição, as mulheres realizaram a travessia com um dos motociclistas na viatura e usaram o veículo como escudo para proteger os demais da força da enxurrada.
Motociclistas ilhados em enxurrada em bairro de Goiânia, em Goiás
Divulgação/Polícia Técnico-Científica
Demais estragos na cidade
Segundo a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), pelo menos quatro árvores caíram na cidade, sendo uma no Setor Oeste, outra no Setor Failçalville, no Setor Leste Vila Nova e outra na Alameda Botafogo. A Seinfra acrescentou que várias equipes trabalham na manhã desta segunda-feira na limpeza de bocas de lobo, entupidas em decorrência do lixo arrastado pelas enxurradas.
Limpeza feita na Marginal Botafogo por equipes da Comurg após enxurrada, em Goiânia, Goiás
Divulgação/SMM
O Corpo de Bombeiros explicou que, no domingo, foi acionado em 14 ocorrências de alagamento causadas pelas intensas chuvas que atingiram Goiânia. Os registros foram concentrados entre as 19h e 21h e ocorreram em regiões como Alto da Glória, Setor Sul, Jardim América, Setor Bueno, Setor Sudoeste e Jardim Goiás.
Ainda segundo os bombeiros, a água acumulada em vias principais, como Avenida T-3, Avenida C-4 e Marginal Botafogo, exigiu resposta rápida da instituição. Eles ainda informaram que não houve registro de vítimas.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás