Prefeita de Campo Grande foi reeleita neste domingo (27) com mais de 220 mil votos. Confira a entrevista da prefeita reeleita em Campo Grande, Adriane Lopes (PP)
A atual prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, do Progressista, foi reeleita prefeita de Campo Grande neste domingo (27) com 51,45% dos votos válidos, somando 222.699 votos.
Em entrevista ao MS1 nesta segunda-feira (28), Adriane disse que não tem perspectiva de mexer no primeiro escalão de sua nova gestão. “A nossa equipe hoje tem trabalhado por Campo Grande, tem feito as entregas e acredito que o sucesso desse pleito se deve a entregas ao início de todos os avanços que nós iniciamos e neste momento não tenho nem um intuito nem intenção de fazer mudanças”. Assista a entrevista na íntegra acima.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no Whatsapp
A prefeita reeleita também falou sobre a atuação de sua vice, doutora Camila, nos próximos quatro anos e afirmou que pediu uma “vice participativa” por entender que a gestão ocorre de forma “ampla”.
Educação
Desde o início da campanha no primeiro turno, Adriane Lopes vem classificando a Educação como uma das prioridades de sua gestão. O déficit de vagas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), esteve no centro das discussões.
Zerar a fila de vagas é uma das promessas feita em campanha e, conforme a prefeita, o déficit será diminuído de forma gradativa. A principal estratégia dessa redução abrange a conclusão de escolas inacabadas.
“Nós tínhamos oito EMEIs inacabadas há mais de 20 anos, uma nós já entregamos que é no Jardim Nápoles, no Polo Empresarial e, as [outras] sete, elas já estão licitadas. Duas estão sendo realizadas as obras e as demais, no defeso eleitoral, desde julho para cá, a gente não pôde licitar e dar avanço nos processos licitatórios, então, nós vamos entregar essas obras de EMEIs, que são sete”, explica Adriane.
Ainda na Educação, a prefeita disse pretender realizar concurso na área adminstrativa até o final deste ano, dando continuidade em processo aberto em julho a partir de uma lei que autorizou a criação de 10,2 mil vagas. “Desse total, no primeiro momento, a Prefeitura tinha anunciado um concurso com pouco mais de 4.200 vagas, para assistente administrativo, para assistente de inclusão escolar, auxiliar de serviços diversos, merendeira, monitor de alunos e técnico agrícola”.
Adriane Lopes foi entrevistada no MS1 nesta segunda-feira (28).
Ariovaldo Dantas/TV Morena
Saúde
A criação do Hospital Municipal de Campo Grande figurou entre as pautas mais prometidas de Adriane Lopes durante a campanha. A prefeita reeleita voltou a falar do assunto na entrevista desta segunda-feira, defendendo que o local será um complexo hospitalar para aumentar a capacidade de atendimentos médicos.
“São 54 novos consultórios para atendimento das especialidades e também a realização de exames com equipamentos de última geração para dar celeridade em todo o processo”, relata.
A gestora não citou prazo para entrega do hospital mas, afirmou que será entregue nos próximos quatro anos e disse que os pronto-socorros da cidade devem continuar funcionando dentro das Unidades de Pronto Atendimento (Upas).
“Nós estamos trabalhando com um hospital municipal para serem regulados os pacientes das UPAs. E a gente se utilizaria dos prontos-socorros dos hospitais que a gente já tem pactuado esse trabalho”.
A Saúde também enfrenta problemas recorrentes como a falta de medicamentos em postos de saúde e, sobre esse ponto, Adriane Lopes prometeu entregar em casa medicamentos controlados para idosos e pessoas com deficiência. A iniciativa deve entrar em funcionamento a partir de 2025.
“Foi a minha proposta durante essa campanha, mas nós já estamos com a equipe técnica estudando como fazer. Precisava ganhar as eleições para entender se a gente teria esse tempo para implementar esse projeto”, destaca.
Adriane disse que busca recursos do governo federal e estadual para que consiga enfrentar os problemas relacionados à Saúde no município.
LEIA TAMBÉM
Resultados do 2º turno por local de votação em Campo Grande nas Eleições 2024
Primeira mulher eleita prefeita em Campo Grande, Adriane Lopes diz que prioridade será saúde e educação
Transporte Coletivo
A defasagem no serviço de transporte público, com escassez de linhas de ônibus, pontos de espera em locais críticos e sem estrutura, preço da passagem e asfalto das vias são reclamações recorrentes da população. Segundo Adriane, a gestão está se articulando com o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, para planejar 43 Km de asfalto por onde passa as linhas de ônibus, além da reforma de terminais.
“Nós já estamos com um projeto de modernização pronto e começa a circular na nossa capital hoje, após o defeso eleitoral, o primeiro ônibus movido a gás natural, que vai trazer a descarbonização de Campo Grande e qualidade, ônibus com ar condicionado, começa a rodar pela cidade de hoje, num teste para essa mudança significativa na melhoria do transporte”, ressalta Adriane.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: