Apresentação ocorre nesta terça-feira (29), a partir das 20h, no Teatro Amazonas. Amazonas Band é atração da abertura da Virada Sustentável de Manaus.
Aguilar Abecassis/Divulgação
A décima edição da Virada Sustentável Manaus inicia nesta terça-feira (29), com o espetáculo de abertura “Onça e Pajé”, realizado pela Amazonas Band no palco do Teatro Amazonas, a partir das 20h. A entrada no show é gratuita e por ordem de chegada.
Já tradicional no calendário cultural manauara, a Virada Sustentável Manaus é uma grande mobilização com atividades ambientais, ações culturais e debates em diversas partes da cidade.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O espetáculo “Onça e Pajé” será realizado em alusão à música com o mesmo nome, lançada durante o Amazonas Green Jazz Festival deste ano pelo multiinstrumentista Jovino Santos Netto, em concerto com a Amazonas Band. A obra, com mais de 11 minutos de duração, enfatiza o imaginário amazônico da relação entre um pajé, as florestas, rios e uma onça.
Sob a regência de Rui Carvalho, a banda apresentará ainda obras de compositores como Stevie Wonder, Bob Mintzer e Maria Schneider.
“A Amazonas Band se sente honrada de fazer parte da Virada Sustentável Manaus e já é uma tradição realizarmos o show de abertura do festival”, afirma Rui Carvalho.
Programação
Entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, mais de 20 especialistas devem integrar a programação do evento, com a realização de painéis para debater os temas mais relevantes e atuais sobre assuntos relacionados ao meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico da região durante o Fórum da Virada Sustentável Manaus.
Os painéis acontecem na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), localizada na rua Álvaro Braga, bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus. Confira a programação completa abaixo:
Quinta-feira (31):
15h – Painel ‘Consumo, uma troca inspiradora sobre resíduos, reuso de roupas, moda consciente, medicina ancestral, economia criativa, reaproveitamento de comida e compostagem” com Giselle Mascarenhas, Regina Sateré Mawé, Renatinha Peixe Boi e Sr. Zezinho.
17h – Painel ‘Mobilidade, uma troca inspiradora sobre cidades mais resilientes, soluções, mais árvores e ciclovias’ com Nadia Aguiar, Ulli Toledo, Beatriz Guimarães, Emádina Gomes e Alailson.
19h – Painel ‘Águas, uma troca inspiradora sobre organização comunitária na gestão das águas, Festival Tarumã Alive, Comitê de Bacias Hidrográficas, saneamento, acesso a água limpa e conexão ancestral com as águas’ com Jadson Maciel, Marcia Novo, Semy Ferraz, Vanda Witoto.
Sexta-feira (1):
15h – Painel ‘Diversidade, uma troca inspiradora sobre inclusão, direitos humanos, juventude, LGBTQIAPN+, mulheres, população tradicional, gênero, raça e justiça’ com Valcléia Lima Solidade, Lua Negra, Joel Sateré Mawé, Dona Cristina.
17h – Painel ‘Investimento de impacto, uma troca inspiradora sobre inovação, negócios de impacto, investimento social, responsabilidade social corporativa, empreendedorismo, Amazônia no centro. Como fazemos para o recurso chegar mais longe?’ com Juliana Teles, Denis Minev, Macaulay Abreu e Igor Souza.
19h – Painel ‘Emergência Climática, uma troca inspiradora sobre fumaça, seca, acesso, isolamento, Amazônia Urbana, infraestrutura de adaptação, potência comunitária e futuros possíveis’ com Jander Manauara, Paula Carrameschi Gabriel, Eduardo Taveira, Lorena Jezini e Cássia Moraes.