Escritor paraense lança livro de contos ‘Manual prático de como vestir um pai morto’, em Belém


Obra reúne 20 textos em que o autor prioriza Belém como cenário e retrata personagens da cidade em um fluxo temporal entre década de 1970 e os dias atuais. Escritor paraense lança livro de contos atemporais ‘Manual prático de como vestir um pai morto’, em Belém
Reprodução
Nesta quinta-feira (29), o jornalista e escritor Anderson Araújo lança seu novo livro de contos “Manual prático de como vestir um pai morto”, a partir das 19h, no Café com Arte, no bairro de Nazaré em Belém.
A obra reúne 20 textos em que o autor prioriza Belém como cenário e retrata personagens da cidade em um fluxo temporal entre década de 1970 e os dias atuais. O livro foi escolhido em uma seleção pública nacional.
A publicação está dividida em quatro partes e, segundo o autor, são situações que ele criou e reelaborou buscando alguma beleza, mesmo onde, aparentemente, não havia. O leitor poderá acompanhar as narrativas nos contos “Sobre abismos e vertigens”, “Quando anoitece”, “Diante de espelhos” e “Madrugadas amargas”.
Entre as avaliações do livro, o jornalista Paulo Silber descreve que “há fragmentos da banalidade cotidiana que se tornam luminosos quando polidos, esmerilados, entalhados e esculpidos no mármore da narrativa preciosa do Anderson. O fantástico vira comum. O doloroso torna-se encantado. O adormecido se transforma em êxtase. O amor é morte. O fim, recomeço”.
O livro tem a orelha assinada pelo escritor e professor doutor em Filosofia do Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA), Ricardo Evandro Martins. Ele avalia que o autor paraense “conta suas histórias com seu realismo romântico: materialista, mas nostálgico, relata tragédias, cria cenas fantásticas e contos de redenção. Em vez do bom selvagem, prefere narrar as ambiguidades da barbárie amazônica”.
Livro ‘Manual prático de como vestir um pai morto’ de Anderson Araújo
Reprodução
Além da poeta e doutora em Antropologia pela UFPA, Camille Castelo Branco, que assina o prefácio de “Manual Prático”. Ela afirma “conseguimos sentir o cheiro do suor, do sangue; ver as cores dos corpos, não retocados pelas imagens de cinema, mas dotados de matizes e texturas que só os olhos, sem mistificação, conseguem captar”.
Sobre o autor
“Manual” é o segundo livro publicado por Anderson Araújo, que nasceu em 1979, em Belém. Formado em Jornalismo pela UFPA em 2004, o autor também é mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, em Portugal.
O escritor foi repórter por pelo menos dez anos nas grandes redações de Belém, testemunhando a cidade de perto, no calor das ruas, entre tragédias e o inusitado da capital paraense.
Serviço
Lançamento do “Manual prático de como vestir um pai morto”, de Anderson Araújo
Data: Quinta-feira (29)
Hora: 19h
Local: Café com Arte – Tv. Ruy Barbosa, 1437 – Nazaré, Belém

Preço: R$ 43,90
Livros à venda no local e no site da editora
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Leia outras notícias do estado no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.