Enzo Abud se inspirou nos brincantes pernautas do Arraial do Pavulagem, festividade tradicional do Pará. Paraense posa para fotos de formatura de forma inédita; ‘Nunca tinha visto ninguém fazer em perna de pau’ diz
Lucas Arruda
Um paraense viralizou nas redes sociais esta semana, após realizar seu ensaio de formatura de uma forma diferenciada, posando nos altos, montado em pernas de pau, trazendo referências aos pernaltas do Arraial do Pavulagem, uma festividade tradicional de Belém que leva milhares de brincantes às ruas da cidade no mês de junho.
Enzo Abud, de 24 anos, se formou este ano na Universidade do Estado do Pará, no curso de Ciências da Religião, e desde o início da faculdade tinha em mente que não gostaria de fazer fotos comuns de formatura, dentro de um estúdio de fotografia ou simplesmente na sala de aula.
Jovem faz fotos de formatura montado em pernas de pau no Pará
Lucas Arruda
O jovem então resolveu unir a paixão em ser pernalta junto à graduação e fez imagens marcantes de recém-formado, na Praça da República, no centro de Belém, local de saída do grupo de brincantes com pernas de pau rumo ao trajeto do Arraial do Pavulagem.
“Eu sempre quis algo diferente e que tivesse a ver comigo. Então coloquei na minha cabeça que eu faria um ensaio de formatura na perna de pau”, detalhou o paraense.
Todo o encanto por pernas de pau iniciou em 2018, quando Enzo conseguiu entrar para ala do Batalhão da Estrela do Arraial, voltada para pernaltas. Ele detalha que sempre achou muito bonita a maquiagem que os brincantes utilizam, as danças e as pernas em si. Ele conta que colou uma das metas daquele ano a participação no grupo.
Pernaltas no Arraial do Pavulagem
Rafael Amaral
Além de querer realizar fotos diferentes na formatura, o paraense se inspirou também como forma de homenagear esse grande evento cultural do estado do Pará que todos os anos move milhares de pessoas. “Essa festividade é um dos maiores símbolos regionais, eu queria realizar essa homenagem”, disse Enzo.
Ainda durante a realização das fotos na praça, o formando percebeu uma grande movimentação de pessoas que passavam e viam a cena, chegando a receber pedidos de fotos e a ser gravado por pedestres que estavam no local. Já na internet, mais de 10 mil pessoas compartilharam as fotos.
“No Arraial do Pavulagem as pessoas, quando me viram, falaram que já tinham acompanhado as fotos, me parabenizaram e ainda disseram que os inspirou e que pretendem reproduzir”, lembrou o pernalta.
O jovem ainda realiza pequenos freelas como pernalta, animando festas e interpretando personagens.
Enzo Abud, pernalta que viralizou com fotos inusitadas de formatura
Bruno Ferreira
Origem dos Pernaltas
Há diversas histórias de como surgiu a modalidade dos pernaltas, entre elas é de que os romanos inventaram as pernas-de-pau para atravessar terrenos alagados. Algumas referências mostram que as pernas-de-pau também foram usadas por agricultores na colheita de frutas, principalmente na Itália. A partir da Idade Médi, tornaram-se uns divertimentos populares, incluídos nas artes circenses.
Arraial do Pavulagem
“Pavulagem” é um termo do linguajar local, que significa bonito, pomposo, “que gosta de aparecer”, e o Arraial do Pavulagem é um grupo de música regional do Pará. Além disso, é um instituto cultural criado em 1987 na cidade brasileira de Belém com os músicos Ronaldo Silva, Júnior Soares e Rui Baldez.
Assim o grupo iniciou uma brincadeira aos domingos na Praça da República, utilizando-se da alegoria de um boizinho na tala, que visava atrair o público presente para assistir à apresentação musical, no palco do teatro Waldemar Henrique. A partir daí, se iniciou os cortejos de cultura popular, denominados Arrastões do Pavulagem.
*Sob supervisão de Gil Sóter
Assista a outras notícias do Pará:
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Em homenagem à tradição junina da Amazônia, paraense faz fotos de formatura em perna de pau e viraliza
Adicionar aos favoritos o Link permanente.