Bailarinos paraenses fazem intercâmbio com escolas de dança da Europa


Uma bailarina de Abaetetuba teve a viagem custeada por bailarina paraense que vive há sete anos em Portugal. Bailarino paraense em intercâmbio com professores de dança europeus
Arquivo Pessoal
Bailarinos paraenses estão na Europa em apresentação e formação continuada em eventos e escolas de três países: Espanha, Portugal e Grécia.
Eles participam do Festival Internacional de Vila Nova de Cerveira (Dancerveira), da Imersão DiamondStar Productions, Barcelona Dance Center, Dora Stratou Theater, e de aulas na Attitude Academia de Dança.
Os artistas são das cidades de Castanhal, Abaetetuba, Ananindeua e Benevides e foram selecionados no evento Circuito Norte em Dança, em Belém, além do Festival Regional de Dança e Encontro Panamericano de Dança da Amazônia, e agora têm a oportunidade de participar do intercâmbio internacional.
Equipe de Benevides e Castanhal antes de embarcar para a Europa
Arquivo Pessoal
Em Portugal, os bailarinos paraenses participarão de imersões com as professoras e coreógrafas Valéria Zagury, que também é paraense, Joana Rodrigues e demais professoras da Attitude Academia de Artes. Zagury e a academia custearam a viagem de uma das bailarinas paraense, Francisca Lobato, moradora de Abaetetuba.
Bailarina (ao meio) de Abaetetuba, Francisca Lobato, em intercâmbio com bailarinas da Europa
Arquivo Pessoal
Além da participação de aulas e processos criativos proporcionados pela produtora cultural, coreógrafa e professora Patrycja Wojcik, diretora da DiamondStar Productions.
Os artistas participarão como convidados do XIX Dancerveira, em parceira com a Associação de Dança do Eixo Íbero Atlântico (ADEIXA).
Na Espanha, a bailarina Nina Recco e a professora Dielle Angelim participarão de imersão formativa no Barcelona Dance Center.
Bailarinas de Ananindeua
Arquivo Pessoal
E na Grécia, os professores Igor Marques e Gysllene Araújo participarão do Congresso Internacional de Pesquisadores em Dança/Unesco, ocasião na qual farão apresentações artísticas no Dora Stratou Theater e, também, publicarão artigo sobre pesquisa em dança na Amazônia.
Assista a outras notícias do Pará:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.