Polícia do Pará investiga fraudes virtuais com aluguel de imóveis de veraneio em Fortaleza, no Ceará


Operação cumpriu mandados em Belém. Ninguém foi preso. Polícia Civil deflagra operação de combate estelionato por fraude eletrônica em Icoaraci
Reprodução / PC-PA
Policiais civis deflagraram nesta quinta-feira a primeira fase da operação “Litorânea” cumprindo três mandados de busca e apreensão em Belém. As investigações envolvem estelionato via fraude eletrônica. O crime ocorre em aluguel de imóveis na temporada de veraneio em Fortaleza, no Ceará. Ninguém foi preso.
Segundo a PC, a operação ocorreu simultaneamente em residências no bairro Cohab e no residencial Quinta dos Paricás, em Icoaraci, distrito da capital.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O delegado João Amorim, da Divisão de Combate a Crimes Econômicos e Patrimoniais Praticados por Meios Cibernéticos, informou que as denúncias tem origem de ocorrência registradas por paraenses no Nordeste do país.
“As vítimas procuraram a Delegacia de Turismo no Ceará para comunicar que haviam negociado o aluguel de apartamentos no litoral pela plataforma OLX, mas ao chegar ao local perceberam que tinham caído em golpe”.
Amorim explica que o crime gerou transtorno e prejuízos financeiros que giravam em torno de R$ 1.000,00 por cada vítima, que transferiram o valor como entrada para reserva dos imóveis.
No cumprimento dos mandados, foram apreendidos documentos, caderno com anotações referentes aos golpes, cartões bancários em nomes de terceiros, máquinas de cartões de crédito, e vários chips de aparelhos celulares, que eram utilizados para aplicar os golpes.
Os objetos apreendidos foram encaminhados à Polícia Científica do Pará para andamento das apurações.
Como evitar golpes
A delegada Vanessa Lee, titular da Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC) da PCPA, dá dicas de segurança para evitar cair em golpes semelhantes.
“Orientamos a população que atentem para ofertas de valores abaixo do mercado e promoções repentinas”.
Segundo a delegada, o ideal é fazer contato com estabelecimentos próximo ao local de desejo de aluguel e levantar informações sobre o imóvel.
Outra dica é celebrar contrato para garantir a segurança jurídica e obter maior quantidade de informações sobre a proposta de aluguel.
Leia mais notícias do estado no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.