Santa Catarina foi o estado que mais realizou contratações formais de imigrantes em 2024, com 15 mil vagas ocupadas por estrangeiros. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desempregados) e foram analisados pela Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina). O relatório é referente ao período de janeiro a setembro deste ano.
Santa Catarina lidera contratações formais de imigrantes em 2024 – Foto: Eduardo Valente/Secom
Em comparação com o mesmo período no ano passado, ocorreu um aumento de 53% no saldo de vagas de estrangeiros. A pesquisa considera as contratações formais, ou seja, com carteira assinada.
Contratações formais de imigrantes: onde trabalham os estrangeiros em SC
Nas contratações formais de imigrantes em SC, o setor que mais empregou estrangeiros foi a Indústria, com 8,3 mil vagas. Em seguida está o setor de serviços, com 3,4 mil; setor de construção (1,2 mil); e agropecuária, com 171. Somente em Chapecó foram 2.011 estrangeiros que entraram no mercado de trabalho entre janeiro e setembro.
Chapecó teve 2.011 vagas preenchidas por estrangeiros de janeiro a setembro de 2024 – Foto: Reprodução/ND
Quanto à nacionalidade, a análise da Facisc aponta que os imigrantes mais contratados foram os venezuelanos, argentinos, cubanos e haitianos.
Indústrias que mais contrataram estrangeiros
Os maiores volumes de contratações formais de imigrantes foram nos frigoríficos de carne suína e de aves, com 3,3 mil vagas. Elas são voltadas principalmente para profissionais responsáveis por abater, desossar, processar e identificar animais para consumo.
Com 3,3 mil vagas, frigoríficos se destacam entre os setores da indústria que mais contratam imigrantes em SC – Foto: Reprodução/Fiesc/Eduardo Marques/ND
A análise da Facisc também destaca a área de fabricação de eletrodomésticos. Trabalhadores estrangeiros estão contratados principalmente como montadores de equipamentos elétricos e operadores de linha de montagem.
Veja as áreas da indústria de maior destaque:
Indústria alimentícia: 4,2 mil vagas, com destaque para os frigoríficos em Chapecó;
Produção de equipamentos elétricos: 490 vagas, com destaque para Joinville;
Confecção: 440 vagas, com destaque para Blumenau, Pomerode, São Carlos e Palmitos
Produtos plásticos: 404 vagas, com destaque para Joinville