Veja como votou Celso Sabino em 6 pautas de interesse do governo Lula; deputado vai assumir Ministério do Turismo


Celso Sabino (União Brasil) foi confirmado por Lula para a vaga de ministro do Turismo. O deputado Celso Sabino (União Brasil)
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
O deputado federal paraense Celso Sabino (União Brasil) foi convidado por Lula para ser o novo ministro do Turismo. De seis votações recentes, importantes para o executivo federal, o parlamentar se posicionou contra o governo Lula em duas; a favor, em duas; e se ausentou em duas. (veja abaixo)
Aliado de Bolsonaro e próximo a Lira: quem é Celso Sabino, novo ministro do Turismo
Em nota, o Planalto afirmou: “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quinta-feira (13) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com o deputado federal, Celso Sabino (União-PA). O presidente convidou Sabino para o Ministério do Turismo, convite esse que foi aceito pelo deputado. A nomeação sairá no Diário Oficial da União nos próximos dias”.
Confira a seguir, como votou Sabino em cinco vezes em que o partido do qual é afiliado foi contra o governo Lula na Câmara:
Urgência do PL das fake news – ausente
MP dos Ministérios: votou sim (contra o governo)
Derrubada do decreto do saneamento – ausente
Marco temporal – votou sim (contra o governo)
Mudança no arcabouço fiscal – votou sim (a favor do governo)
Reforma tributária – votou sim nos dois turnos, seguindo a maioria dos deputados de seu partido (a favor do governo)
Além disso, Sabino não assinou o requerimento de abertura da chamada CPI do MST, instalada na Câmara dos Deputados, contra a vontade do governo Lula, para investigar ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Celso é aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), e assumirá o cargo no lugar de Daniela Carneiro (União).
O novo ministro é auditor fiscal, administrador, advogado, doutor e pós-doutorando em direito.

Aos 44 anos, o parlamentar está há 23 na gestão pública. Em 2022, foi eleito presidente da Comissão Mista de Orçamento, dentro do atual mandato como deputado federal reeleito com 142.326 votos.
Celso também foi deputado estadual duas vezes. A primeira, em 2011, assumiu como suplente. Já em 2014, se tornou deputado estadual com quase 40 mil votos, quando esteve entre os três parlamentares que mais apresentaram projetos de lei — mais de 120.
Em 2012, o político assumiu a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda, durante o governo de Simão Jatene (PSDB). Um ano depois, em 2013, Celso foi nomeado presidente do Instituto de Metrologia do Pará (InmetroPará).
No pleito de 2018, o paraense foi eleito como deputado federal pela primeira vez, com 146.288 votos.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.