Estudantes que identificaram asteroide visitam o Planetário do Pará

Iniciativa busca incentivar estudantes e promover a Ciência nas escolas públicas. Alunos da Escola Honorato Filgueiras na cúpula do Planetário do Pará
Victor Nylander (Nucom/Seac)
Alunos da Escola Estadual Honorato Filgueiras, do distrito de Mosqueiro, em Belém, visitaram o Centro de Ciências e Planetário do Pará. Seis estudantes da instituição identificaram um asteroide recentemente através do Programa “Caça Asteroides”, desenvolvido pela Nasa.
Os estudantes do ensino médio participaram de uma visita guiada pela equipe do Planetário, e ao final receberam medalhas e certificados.
Um dos estudantes que participou da experiência da identificação do asteroide, Victor Moisés Barbosa, 16 anos, afirmou que o achado abriu oportunidades e agora, estão empenhados em estudar Astronomia.
“Antes, eu queria ser engenheiro civil, mas agora considero construir satélites ou foguetes”, conta.
Estudantes paraenses que descobriram o asteroide foram homenageados no Planetário
Victor Nylander (Nucom/Seac)
O professor Hélio Nascimento, que leciona Química na escola estadual, ressaltou a necessidade de as instituições, escolas e professores acreditarem que é possível fazer um trabalho exitoso dentro da escola pública.
“Eu acredito que as outras escolas estaduais devam ter agora um pouco mais de incentivo para acreditar que é possível fazer Ciência também dentro das escolas de educação básica. A pesquisa sempre foi fundamental”, ressaltou.
O técnico em Física do Planetário do Pará, Reginaldo Correia Júnior, destacou que as sessões são importantes por permitirem abordar a Ciência de forma simples e divertida.
“Trabalhamos para trazer conceitos básicos de Astronomia, reconhecimento do céu, constelações e outros astros, como o Sol, relacionados ao nosso dia a dia. O objetivo dessas sessões é informar, divulgar e popularizar a Ciência, incentivando os jovens a seguir essa área. No Planetário podemos superar adversidades, como nuvens e chuvas, proporcionando acesso à Astronomia da nossa região”, informou Reginaldo Júnior.
A visita dos estudantes até o Planetário foi proporcionada pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio).
Assista a outras notícias do Pará:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.