Falha no aeroporto de Macapá atrasa voos em Belém e deixa passageiros à espera por mais de 10 h

Voos chegaram a decolar para Macapá na madrugada desta sexta-feira, 14, mas não conseguiram contato com torre de controle e foram direcionados para pousar em Belém. Instabilidade em torre do aeroporto de Macapá atrasa voos em Belém
Problemas em voos que não conseguiram pousar em Macapá deixaram passageiros no Aeroporto Internacional de Belém sem assistência. Alguns relatam que ficaram por mais de dez horas em Val-de-Cans, em Belém, aguardando para seguir viagem.
De acordo com a Infraero, houve instabilidade no sistema de comunicação da torre de controle no Aeroporto Internacional de Macapá, entre 2h58 e 4h25 desta sexta-feira, mas as operações de pouso e decolagem não foram suspensas. A decisão da continuação da operação cabe a cada operador aéreo.
Durante o período, foram registrados quatro cancelamentos de voos em Belém, entre chegadas e partidas.
O g1 procurou as companhias aéreas que operam em Belém para saber que providências foram tomadas para atender aos passageiros afetados – confira o posicionamento delas ao final.
Passageiros passaram a madrugada em Aeroportos de Belém e Amapá
reprodução da internet
A família da professora Regiane Farias iria de Belém para Macapá passar as férias de julho, mas a programação foi frustrada por causa do atraso no voo. “Foi horrível porque eu cheguei desde às 21h30, até acomodação não nos foi dada corretamente”.
De acordo com os passageiros ouvidos pela TV Liberal, alguns voos chegaram a decolar até o Aeroporto Internacional de Macapá no início da madrugada, mas não conseguiram o contato com a torre de controle e foram direcionados para fazer o pouso em Belém.
Oneide Monteiro viajava com a família de Fortaleza. Eles ficaram mais de dez horas em uma escala na capital paraense. “Ninguém veio resolver nada”, afirmou.
O saguão do aeroporto de Macapá ficou lotado de pessoas à espera de voos. Em Belém, algumas companhias remarcaram passagens para o período da tarde.
Passageiros relatam que receberam alimentação, mas nem todos tiveram acomodação em hotel, por isso muito aguardavam deitados e acomodados no chão do aeroporto.
O que dizem as companhias aéreas
Procurada, a GOL divulgou a seguinte nota:
“(…) devido à queda de frequência de comunicação com a torre de controle do aeroporto de Macapá (MCP) na madrugada desta sexta-feira (14/07) e a não previsão de reestabelecimento, os voos G3 1816, com origem em Belém (BEL), e o G3 1817, que seria feito entre MCP e BEL foram cancelados. A decisão foi tomada com foco na Segurança, valor número 1 da GOL.
Devido ao tempo de regulamentação da tripulação, a Companhia não pôde seguir com as operações nesta sexta-feira. Foram criadas operações extras para atender os Clientes na madrugada de sábado, com voos saindo de Belém (G3 9230, com saída às 2h30) e o retorno entre MCP-BEL (G3 9231, às 4h10).
A GOL efetuou todas as tratativas com os Clientes, foram fornecidas todas as facilidades previstas e os clientes foram reacomodados nos próximos voos da companhia”.
As outras companhias que operam voos comerciais em Belém ainda não tinham dado retorno.
Aeroporto de Belém
Raphael Magalhães/Infraero
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia outras notícias do estado no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.