Uma idosa que foi vítima do golpe do cartão em São José, na Grande Florianópolis, conseguiu garantir o ressarcimento de R$28 mil. Segundo o Procon, a vítima estava em situação de vulnerabilidade e teve os valores integralmente ressarcidos pelo banco.
Idosa vítima do golpe do cartão recupera valor perdido – Foto: Pixabay/Reprodução/ND
Como aconteceu o golpe do cartão
A idosa foi vítima do golpe do cartão em sua própria casa. Um homem, que dizia ser representante de uma instituição bancária, abordou a mulher em sua residência e alegou que precisava recolher o seu cartão pois ele havia sido clonado.
A idosa, em situação de vulnerabilidade, entregou o cartão para o homem. Após enganar a vítima, o estelionatário fez inúmeras compras com o cartão da idosa, chegando ao valor de R$28 mil.
A instituição bancária inicialmente alegou que não houve falha de segurança. Mas, após mediação do Procon de São José, a instituição, em caráter excepcional, ressarciu o valor integral à vitima do golpe do cartão.
Como evitar o golpe do cartão
Desconfie de mensagens e telefonemas de remetentes desconhecidos
Desconfie de ofertas que pareçam muito vantajosas
Nunca clique em links duvidosos e de origem desconhecida
Nunca forneça seus dados pessoais e bancários a desconhecidos
Busque informações nos canais oficiais das instituições
Se ficar em dúvida, acione seu banco ou operadora de cartão de crédito
Se perceber que caiu em um golpe, registre um boletim de ocorrência e bloqueie seu cartão imediatamente
Informe seu banco para tentar recuperar o valor perdido através do Mecanismo Especial de Devolução (MED)
Contato Procon de São José
Avenida Beira-Mar de São José, ao lado do Centro Multiuso;
E-mail: [email protected];
Telefone: (48) 3288.4393;
Whatsapp: (48) 99679-1944;
Atendimento: De segunda a sexta-feira, por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento prévio, das 12h às 18h.