Saiba como excluir automaticamente mensalidade associativa pelo aplicativo do INSS

O desconto de mensalidade associativa no extrato de pagamentos (contracheque) tem causado dor de cabeça em aposentados e pensionistas. Em alguns casos, o débito foi realizado de forma automática, o que gerou transtornos a mais de um milhão de pessoas. No entanto, é possível bloquear o desconto pelo aplicativo ou site Meu INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Saiba como excluir automaticamente mensalidade associativa pelo aplicativo do INSS – Foto: Justiça Federal/Divulgação/ND
O benefício ficará bloqueado para novos descontos até que o segurado faça o desbloqueio. Segundo o Governo Federal, a exclusão já existia, porém não era de forma automática.
Desde março, quando iniciaram as reclamações sobre descontos indevidos, o INSS afirma que tomou uma série de medidas para proteger 7,6 milhões de aposentados e pensionistas que têm descontos no pagamento.
O número de reclamações chegou a 1 milhão de janeiro de 2023 a maio de 2024, segundo auditoria determinada pelo próprio INSS.
Verificação de desconto
Foi disponibilizada, na tela inicial do Meu INSS, a consulta de “mensalidade associativa”. Em seguida, uma funcionalidade no aplicativo e site passou a permitir que aposentados e pensionistas, além de consultarem o desconto no pagamento, pedissem o bloqueio através do serviço, que também pode ser solicitado pela Central 135.
No ícone “mensalidade associativa”, em destaque no Meu INSS na plataforma Gov.br, também pode ser solicitado o bloqueio do desconto.
Como excluir desconto pelo Meu INSS

Acesse o Meu INSS com login e senha.
Na página inicial selecione Novo pedido.
No campo de busca (onde tem a lupa) escreva Excluir mensalidade.
Vão aparecer opções, selecione Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício.
Clique em Atualizar para conferir e atualizar seus dados, se necessário.
Após atualizar os dados, selecione Avançar.
Leia as instruções e escolha Avançar.
Informe os dados solicitados e clique em Avançar.
Anexe os documentos  (se for necessário) e vá em Avançar.
Selecione a agência de relacionamento com o INSS e escolha Avançar.
Confira os dados informados no requerimento.
Clique em Declaro que li e concordo com as informações acima e clique em Avançar.

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