Turistas se assustam com arraia em praia de Salinópolis, no Pará

Animal estava nadando na beira da praia, enquanto a maré estava seca. Bombeiros alertam sobre perigos e cuidados. Turistas flagram arraia na Praia do Farol Velho, em Salinas
Reprodução/Redes Sociais
Turistas que aproveitavam o dia na Praia do Farol Velho, em Salinópolis, no litoral paraense, foram surpreendidos com uma arraia nadando, enquanto a maré estava seca. Salinas, como o município é conhecido, é um dos destinos mais badalados no verão no Pará.
Imagens feitas na segunda-feira (24) mostram a aparição do animal. O vídeo foi postado como alerta aos frequentadores da região sobre os perigos representados pelo ferrão do animal.
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará informou que esses animais tendem a se defender caso se sintam ameaçados, o que pode levar a ferimentos sérios para quem se aproximar.
Afim de prevenir incidentes desse tipo, algumas medidas de segurança foram destacadas, para que os banhistas possam seguir e desfrutarem de um ambiente seguro nas praias.
As recomendações são:
Evitar andar descalço, especialmente na linha da maré, para evitar o risco de tocar em animais aquáticos, mesmo que aparentemente mortos na areia, pois o veneno ainda pode ser liberado.
Respeitar as sinalizações e orientações do Corpo de Bombeiros, evitando nadar em locais restritos e procurando informar-se sobre os pontos liberados para o banho seguro.
Não colocar as mãos em tocas ou qualquer tipo de abertura desconhecida.
As consequências de um incidente com arraias podem ser graves, incluindo:
Dor imediata e intensa.
Sangramento abundante.
Fraqueza e enjoos.
Caso ocorra contato com arraias, é importante seguir algumas medidas de primeiros socorros:
Buscar ajuda médica ou dirigir-se a um posto de Guarda-Vidas para o tratamento adequado.
Caso haja espinhos ou ferrões na pele, utilizar uma pinça ou luvas para a remoção cuidadosa.
Para alívio imediato da dor, recomenda-se lavar a lesão com água do mar ou vinagre.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.