Rede hoteleira da capital possui 25.367 mil leitos frente à demanda para o evento, que deve chegar a 60 mil pessoas. Para o evento que antecede a COP 30, hotéis já não têm vagas em Belém
Belém recebe nos dias 8 e 9 de agosto a Cúpula da Amazônia, um dos eventos testes para a COP 30, a Conferência Anual do Clima. Porém, a capital paraense enfrenta dificuldades com a rede hoteleira. Para esse evento de agosto alguns hotéis já não têm mais vagas.
Um dos hotéis em Belém, com 93 quartos e capacidade para 201 hóspedes, já está com as reservas esgotadas para a cúpula da Amazônia.
“Na verdade, a gente não conseguiu atender a demanda para a categoria do nosso hotel em virtude da nossa estrutura física. Esse é o momento que a gente sempre quis ver e a gente está vivendo, mas não está conseguindo receber a demanda necessária para esse evento”, afirma Ariane Mathne, gestora do hotel.
A pouco mais de dois anos da maior e mais importante conferência anual relacionada ao clima, Belém, que sediará o evento, não tem a estrutura necessária para acomodar os visitantes.
Atualmente, a rede hoteleira possui 25.367 mil leitos frente à demanda para o evento, que deve chegar a 60 mil pessoas.
Para este pesquisador de Relações Internacionais, o prazo para encontrar alternativas para este déficit está se esgotando.
“Talvez uma das questões mais sérias a serem resolvidas é pensar isso agora. Se nós não pensarmos em planejamento agora, se deixarmos para o próximo ano, não tem como resolver”, afirma Mário Tito.
Quanto aos 34.633 leitos que serão necessários para atender essa demanda, algumas opções já são consideradas.
“O que nós estamos pensando é usar outros recursos. Trazer transatlânticos, que acomodam facilmente até 6 mil pessoas, e há possibilidade de usar outros municípios localizados até 200 km de Belém, como Salinas”, afirma Tony Santiago, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA
Sede da COP 30, Belém enfrenta dificuldades com a rede hoteleira
Adicionar aos favoritos o Link permanente.