Gmail vai derrubar todas estas contas no início de dezembro; veja se a sua está na lista

A partir de dezembro, o Google começará a aplicar uma nova política de exclusão de contas do Gmail que estiverem inativas por mais de dois anos. Caso você tenha uma conta pouco usada, mas deseja mantê-la ativa, será necessário tomar algumas medidas para evitar a exclusão.

Saiba como proteger sua conta no Gmail – Foto: Canva/Divulgação/ND
Conforme a empresa, a regra não se limita ao Gmail. Todos os dados vinculados à conta no Google Workspace — incluindo arquivos no Docs, Drive, Meet, Calendário — e também fotos armazenadas no Google Fotos serão permanentemente excluídos.
Gmail vai derrubar estas contas no início de dezembro
O processo de exclusão de contas inativas começou em dezembro de 2023 e está programado para ser retomado no último mês de 2024. Segundo o Google, os usuários afetados serão notificados com antecedência. Para evitar a exclusão, é essencial acessar a conta do Gmail e cadastrar um e-mail de recuperação atualizado.
Ruth Kricheli, vice-presidente de gestão de produtos do Google, destacou que contas inativas são especialmente vulneráveis. “Uma vez comprometidas, elas podem ser usadas para práticas maliciosas, como roubo de identidade, envio de spam ou disseminação de conteúdo indesejado”, explicou.

A partir do dia 1º de dezembro deste ano, a Google deverá desativar definitivamente a conta no Gmail de algumas pessoas – Foto: Canva/Divulgação/ND
Como não perder a sua conta no Gmail?
Para manter sua conta do Google ativa e evitar a exclusão, é necessário realizar pelo menos uma das seguintes ações a cada dois anos:

Enviar um e-mail pelo Gmail;
Utilizar o Google Drive, como salvar ou excluir arquivos;
Instalar um aplicativo pela Google Play Store;
Assistir a vídeos no YouTube enquanto estiver conectado à conta;
Realizar pesquisas no Google com a conta conectada;
Acessar um site usando sua conta do Google.

Essas práticas simples garantem que sua conta continue ativa e protege seus dados armazenados nos serviços do Google.
Como não perder a sua conta no Gmail – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.