Na manhã desta terça-feira, o executivo de futebol do Avaí, Eduardo Freeland concedeu entrevista coletiva no estádio da Ressacada onde foram detalhadas situações de diversos atletas do atual elenco, além de serem anunciadas as quatro primeiras contratações visando a temporada 2025.
Eduardo Freeland concedeu entrevista coletiva no estádio da Ressacada detalhando o planejamento do Avaí para 2025 – Foto: Leandro Boeira/Avaí F.C.
Análise de 2024 e foco na próxima temporada
Eliminado nas semifinais do Catarinense pelo Brusque e terminando a Série B na 10ª colocação com 53 pontos, o ano de 2024 serviu de lição para o Avaí. Segundo Eduardo Freeland, a temporada apontou aspectos negativos que a diretoria busca corrigir em 2025.
“Alguns atletas não corresponderam ao nível que esperávamos, tivemos um início de temporada no estadual com uma defesa tomando muitos gols e uma Série B com uma das melhores defesas. A gente acabou oscilando muito e a nossa percepção depois de muitas análises e conversas para entender o que não deu certo e aprender com os erros foi de que em momentos cruciais da temporada nosso grupo de jogadores não conseguiram vencer jogos cruciais no ano”, disse Eduardo.
Com relação ainda ao que faltou dentro das quatro linhas, o executivo detalhou que por muitos jogos, a falta de efetividade definiu os jogos cruciais em que ele se referiu.
“Faltou definição de jogo, em algumas oportunidades seja com Gilmar em Enderson nosso time criou muito mas acabou não concretizando em gols, e nos bastidores faltou também competitividade interna. No ano que vem queremos corrigir isso, entendemos que precisamos de lideranças muito claras no vestiário, de jogadores realmente envolvidos com o clube”, completou.
Ataque do Avaí vem sendo pouco eficiente na Série B – Foto: Fabiano Rateke/AFC/ND
Anúncios de renovação e primeiras contratações
Um dos principais destaques do Leão em 2024, o lateral Marcos Vinícius teve seu contrato renovado com a equipe do sul da ilha até o fim de 2025. As negociações foram longas, e mesmo com propostas para sair, Marcos prosseguirá na Ressacada em 2025.
“Tivemos a renovação do goleiro César, do Gaspar e estamos acertados com o Marcos Vinícius. Já fizemos todas as bases contratuais com o atleta e também com o Maringá. Estamos apenas finalizando as questões contratuais que nos próximos dias devem ser anunciadas. É uma vontade do atleta e uma vontade muito grande nossa também”, relatou Freeland.
Marcos VInícius foi um dos principais destaques do clube em 2024 Foto: ESTADÃO CONTEÚDO/ND
Após falar sobre a renovação com Marcos, Freeland anunciou as quatro primeiras contratações do Avaí, sendo dois atacantes, um lateral e um zagueiro.
“Jogadores que já possuem um pré contrato e que entendemos que irão nos ajudar muito em 2025: Pedro Costa lateral direito, Eduardo Brock zagueiro, o atacante Cléber ex Ceará e o extremo atacante de lado Alef Manga. Os quatro já possuem pré contrato com o clube e se apresentam para iniciar os trabalhos conosco”, disse Freeland.
Alef Manga assinou com o Avaí para a temporada 2025 – Foto: Divulgação/Coritiba
Contratação polêmica explicada
Após anunciar o acordo com Alef Manga, o executivo foi questionado sobre os problemas extracampo do jogador, que chegou a ficar suspenso do futebol por mais de 350 dias, após ter sido comprovado seu envolvimento em um esquema de apostas.
“Com relação ao Alef, sabemos que é uma contratação sensível. Eu conheço o atleta há pelo menos cinco anos, quando ele começou a despontar no Volta Redonda. Fiz questão de ir até Curitiba para conversar pessoalmente com ele. Foi um atleta punido, já cumpriu sua suspensão. Conversar olho no olho com o atleta foi muito decisivo para entender que para ele fazia sentido ele vir para o Avaí e para o Avaí faz sentido tê-lo aqui”, relatou Eduardo.
Alef Manga tem a confiança da diretoria Azurra – Foto: Thiago RIbeiro/Reeprodução/ND
Sem loucuras, e com orçamento menor
Recentemente, o presidente Júlio Heerdt concedeu entrevista coletiva e falou sobre o orçamento do clube, que deve diminuir em 30% para a próxima temporada. Eduardo Freeland ressaltou a condição na entrevista de hoje, e disse que o clube segue sem fazer loucuras no mercado.
“Não vamos fazer loucuras. Nosso desafio é fazer mais com menos, e para isso precisamos ser criativos no mercado. A contratação do Alef e do Cleber refletem essa criatividade. São jogadores que estavam em baixa no mercado, principalmente pelo contexto que viviam, mas que possuem qualidade de Série A”, explicou o executivo.
Desafio de 2025: fazer mais com menos – Foto: Leandro Boeira/Avaí F.C
Ainda no planejamento para o próximo ano, Freeland relatou que a intenção, além de fazer mais com menos, também é de trabalhar com um elenco reduzido.
“A ideia é trabalhar com um elenco reduzido, sendo 25 atletas de linha e quatro goleiros. Com bastante espaço para atletas da base também no elenco principal. Uns dois ou três atletas das categorias de base já vem sendo observados e devem iniciar conosco já na pré temporada”, completou.
Mais saídas?
Ainda nos próximos dias, a situação de mais atletas do elenco deve ser definida. Segundo apurado pela reportagem do Grupo ND, os meio campistas Ronaldo Henrique e João Paulo, bem como o atacante William Pottker devem deixar o estádio da Ressacada, sendo que possuem contrato até o fim de 2025.
“Já recebemos sondagens pelos três jogadores (Ronaldo Henrique, João Paulo e Pottker) e estamos avaliando qual o melhor modelo, se faz sentido ou não a liberação. São atletas que estamos discutindo e se o mercado entender que faz sentido eles irem para outros clubes e o Avaí entender que faz sentido também, nós iremos liberá-los”, finalizou Eduardo Freeland.
Pottker deve deixar o estádio da Ressacada – Foto: Fabiano Rateke/Avaí F.C/ND