
Projeto ‘Homem Sim, Consciente Também’ (HSCT), realiza encontros de conscientização com homens com histórico de violência contra mulher. 450 homens já passaram pelo projeto.
LoloStock via Adobe Stock
Polícia Civil de Cubatão, no litoral de São Paulo, está realizando um programa de conscientização com homens com histórico de violência contra mulher. O ‘Homem Sim, Consciente Também’ (HSCT), tem como foco reduzir casos de feminicídio e violência de gênero. Segundo o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) 450 homens já passaram pelo projeto.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp
De acordo com o Sindpesp, os agressores são convidados a participar da iniciativa, desenvolvida pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), a partir de informações de Boletins de Ocorrência (BOs) registrados por vítimas. Os que possuem processos por violência doméstica, precisam comparecer às reuniões por ordem judicial.
Os homens participam de seis encontros, onde recebem orientações sobre tipos de agressão, Lei Maria da Penha, cuidados com a saúde, drogas e alcoolismo.
O programa, que está em vigor há 7 anos, é coordenado pela delegada titular da DDM de Cubatão, Mayla Ferreira Hadid. A iniciativa ainda conta com a atuação de assistentes sociais, psicólogos, advogados e outros profissionais de áreas relacionadas ao combate à violência de gênero e ao feminicídio.
Estatísticas
O Sindpesp informou que os próprios agressores reconhecem que a iniciativa ofereceu mudanças ao comportamento deles. Em uma pesquisa do sindicato, 100% consideram o programa positivo em suas vidas; 72% atribuem nota 10 à ação, enquanto 16% a avaliam com notas entre 8 e 9.
Além disso, 28% dos homens assistidos pelo HSCT expressaram interesse em receber atendimento psicológico.
A última turma de 2024, com 25 integrantes, foi encerrada e um novo grupo será aberto no primeiro semestre de 2025.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos