Justiça do PA faz campanha para priorizar processos de violência contra mulher e por questões de gênero

Programação inicia nesta quarta, 16, e segue até terça-feira, 22, em Belém e região metropolitana. Projeto semana justiça pela paz em casa
Érika Miranda
Iniciou, nesta quarta-feira (16), a 24ª Semana Justiça pela Paz em Casa, onde todas as unidades do Poder Judiciário do Pará estarão voltadas para processos relacionados a violência contra mulher e questões de gênero. Programação segue até a próxima terça-feira (22) com diversas palestras na capital e interior do estado.
A iniciativa faz parte do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa dar prioridade e andamento aos casos que envolvem medidas protetivas, feminicídio, lesão corporal contra a mulher, bem como abordar os diversos conflitos envolvendo violência doméstica e questões de gênero.
Dentre as ações está prevista a discussão aberta ao público sobre a alteração da Lei Maria da Penha e a conscientização de trabalhadores da construção civil sobre questões de gênero e direitos das mulheres.
Veja datas, horários e temas das palestras:
Programação
Quarta-feira, 16 de agosto
Abertura oficial, às 9h, no auditório Des. Wilson Marques, do Fórum Criminal de Belém.
“Roda de Conversa” focada na Recomendação 102/2021 do CNJ.
Quinta-feira, 17 de agosto
Dialogo “Conversando sobre o enfrentamento à violência doméstica”, direcionado a magistradas e servidoras do TJPA. No auditório Des. Wilson Marques, o Fórum Cível e a Secretaria de Gestão de Pessoas do TJPAS, a partir das 8h30.
Sexta-feira, 18 de agosto
Seminário aberto ao público para discussão da alteração da Lei Maria da Penha (Lei nº14.550/2023) e suas implicações nas Varas de Família, entre 9h às 13h, no auditório Des. Wilson Marques (Fórum Criminal de Belém). Os interessados também devem se inscrever no site da EJPA.
Sábado, 19 de agosto
Palestra sobre o projeto Mãos à Obra, que promove a conscientização de trabalhadores da construção civil sobre questões de gênero e direitos das mulheres. Evento ocorrerá a partir das 8h, no Sesi de Ananindeua.
Segunda-feira, 21 de agosto
A partir das 8h30, acontecerá o “Projeto para Elas” – Trabalhadoras e Trabalhadores Pelo Fim da Violência de Gênero Contra a Mulher. Evento será no auditório da Hydro, localizado no município de Barcarena com orientações a respeito dos direitos das mulheres aos funcionários da empresa Montisol. Além de círculos de diálogo focados em uma psicologia feminista e comprometida com os Direitos Humanos das Mulheres.
Terça-feira, 22 de agosto
Encerramento com o Cine Debate, apresentando o documentário “Guardiãs da Trilha Dourada”, que aborda a violência doméstica. A mediação do debate será conduzida por Ana Léa Chagas Marçal, mestra em direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia da Universidade Federal do Pará.
VÍDEOS com mais notícias do Pará:
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.