Título é honraria concedida a paróquias que desempenham papel na vida espiritual da comunidade. Paróquia do distrito de Mosqueiro será nomeada santuário arquidiocesano
Celso Lobo
Belém celebra mais um momento de destaque na espiritualidade e fé católica com a nomeação da Paróquia Nossa Senhora do Ó, da ilha de Mosqueiro, que será reconhecida como Santuário Arquidiocesano.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Segundo a Arquidiocese, o título é uma honraria concedida a paróquias que desempenham um papel especial na vida espiritual da comunidade.
No domingo (20), haverá uma solene cerimônia de elevação, a partir das 18h30, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, na própria matriz paroquial, localizada na travessa Coronel Carlos Bentes, 159, na Vila, em Mosqueiro.
A cerimônia deve contar com a participação de fiéis e de sacerdotes da Arquidiocese, além dos padres da região de Nossa Senhora do Ó, à qual a paróquia está vinculada.
O Santuário assume papel central na Pastoral do Turismo e na Dimensão Carismática da Igreja, oferecendo programação diversificada que inclui celebrações eucarísticas diárias, peregrinações, romarias anuais, sessões de oração intensas, simpósios temáticos e encontros de formação.
Devoção à Nossa Senhora do Ó
A devoção a Nossa Senhora do Ó é celebrada pela Igreja Católica no dia 18 de dezembro. A tradição religiosa na região de Mosqueiro remonta à criação da paróquia em 1868.
Nossa Senhora do Ó é a padroeira de Mosqueiro e a devoção atrai milhares de fiéis de Belém, de municípios vizinhos e até mesmo de outros estados.
O auge da devoção acontece no segundo domingo de dezembro, durante o Círio de Nossa Senhora do Ó, que este ano deve atingir a 138ª edição, com 13 romarias oficiais.
Paróquia
Fundada em 1868 por Dom Antônio de Macedo Costa, 10º Bispo da Arquidiocese de Belém (1860-1890), a Paróquia Nossa Senhora do Ó é a sexta paróquia da arquidiocese. Sendo a primeira igreja do distrito de Mosqueiro, ela carrega rica herança histórica.
Atualmente, a paróquia é liderada pelo Pároco Padre Erick Ramon de Araújo Bezerra, que conta com os Vigários paroquiais Padre José Antônio da Paixão da Silva e Padre José Reinaldo Ferreira. Além disso, a paróquia abrange 23 comunidades, além da Igreja Matriz.
Paróquia do distrito de Mosqueiro será nomeada santuário arquidiocesano
Ronaldo Scerni
Região Episcopal Nossa Senhora do Ó
Instituída por Dom Alberto Taveira Corrêa em 26 de maio de 2019, a Região Episcopal Nossa Senhora do Ó foi desmembrada da Região Episcopal Menino Deus. Esta abrange o distrito de Mosqueiro e os municípios de Benevides e Santa Bárbara.
Padre Francimar Ferreira é o atual Vigário Episcopal e a região engloba oito paróquias: Nossa Senhora da Conceição (Benfica), Santa Rosa de Lima, Nossa Senhora do Carmo, Santa Bárbara, São Pedro Pescador, Nossa Senhora da Conceição (Mosqueiro), Paróquia São Francisco de Assis do Murinim e a própria Nossa Senhora do Ó, que agora será denominada Santuário.
Programação
Quarta-feira à Sexta-feira (16 a 18):
Manhã e Tarde – Visitas Missionárias Vocacionais, nas Comunidades
Quinta-feira à Sábado (17 a 19) Tríduo
18h Novena
18h30 Santa Missa
Na sexta-feira a missa será presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Paulo Andreolli
Sábado (19)
09h às 12h Pro-Vocação Evento do Serviço de Animação Vocacional, na Escola Padre Eduardo.
19h Novena
19h30 Missa presidida pelo Padre Francimar – Vigário Episcopal da Região
Domingo (20) Solenidade da Assunção de Nossa Senhora e Criação do Santuário
17h Acolhida do Arcebispo na casa de Maria e pequeno cortejo até a Matriz
18h Novena à Nossa Senhora do Ó e 18h30 – Santa Missa
20h Atrações Musicais no Coreto da Praça
VÍDEOS com mais notícias do Pará:
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Paróquia de Nossa Senhora do Ó é elevada a santuário na ilha de Mosqueiro, em Belém
Adicionar aos favoritos o Link permanente.