Polícia prende grupo que aplicava golpes de empréstimo consignado em idosos no interior do Pará

Quatro pessoas foram presas. Prejuízo financeiro soma cerca de R$ 80 mil. Operação prende quarteto envolvido com golpes virtuais contra idosos no Pará.
Reprodução / Agência Pará
A operação “Consigna” prendeu quatro pessoas nesta sexta-feira (18) em Capanema, no nordeste do Pará, suspeitas de crimes virtuais.
As vítimas eram idosos eram abordados pela associação criminosa no interior para que fizessem empréstimos consignados. O prejuízo financeiro, até esta sexta-feira, soma cerca de R$ 80 mil.
Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos por equipes da Divisão de Combate a Crimes Econômicos e Patrimoniais Praticados Por Meios Cibernéticos (DCCEP), vinculada a Diretoria Estadual de Combate a Crime Cibernético (DECCC).
A delegada Vanessa Lee, diretora da DECCC, explicou que “o trabalho investigativo contou com apoio da Polícia Federal (PF), que deu suporte no levantamento de informações sobre os suspeitos apontados pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e associação criminosa”.
Os criminosos, inicialmente, informavam às vítimas que os mesmos não possuíam margem consignável ou que não possuíam “score” para a realização do empréstimo. Depois disso, sem o conhecimento das vítimas faziam os empréstimos sem repassar os valores.
Foram apreendidos 77 cartões de crédito em nome de terceiros juntamente com a senha, três cadernos com vários dados pessoais de terceiros, incluindo agências, contas e senhas, chaves de carteiras de criptomoedas, extratos de contas bancárias; oito aparelhos celulares, um HD externo, três notebooks, seis notas promissórias e um simulacro de arma de fogo.
Em um dos endereços os policiais encontraram o cartão de uma das vítimas, o que originou a operação, comprovando a materialidade e autoria dos crimes investigados.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.