Caso ocorreu no dia 25 e, segundo o Ibama, o garimpeiro “estava armado com uma pistola e atirou contra os agentes ambientais, que reagiram”. A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar o caso. Garimpeiro morre após operação no Pará.
Reprodução/Redes Sociais
Após a morte de um garimpeiro durante um confronto com uma equipe do Ibama, moradores de Itaituba, no sudoeste do Pará, realizaram um protesto nesta segunda-feira (26) em frente à sede do órgão.
A concentração começou a partir das 16h e reuniu lojistas e moradores locais. Eles cobram explicações a respeito da morte de Garcia Vieira.
Segundo o Ibama, uma equipe do órgão “foi atacada a tiros durante ação de fiscalização contra o garimpo ilegal na Área de Proteção Ambiental (APA)” e “houve confronto e um criminoso foi baleado”.
O Ibama disse também que o garimpeiro “estava armado com uma pistola e atirou contra os agentes ambientais, que reagiram”. A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar o caso.
O caso ocorreu na sexta-feira (25) no garimpo “Canta Galo”, localizado em Jacareacanga. O homem chegou a ser socorrido e levado de Jacareacanga para Itaituba em um helicóptero, mas não resistiu aos ferimentos.
O g1 Pará entrou em contato com o Ibama e com a PF solicitando um posicionamento sobre o caso e aguarda o retorno dos órgãos.
Operação contra garimpo ilegal
Segundo o Ibama, o operação foi iniciada em 10 de agosto e já desmobilizou 29 acampamentos de apoio ao garimpo ilegal.
O Ibama também informou que “houve queda de cerca de 90% dos alertas de garimpo na região” e “foram destruídas 62 escavadeiras hidráulicas, 66 dragas, 89 motores, cinco motos, quatro caminhonetes, duas carretas-tanque, um tanque-aéreo, um barco-tanque, um caminhão e 61 mil litros de diesel”.
A ação é realizada em conjunto com o ICMBio e tem apoio da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional de Segurança Pública e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA
Itaituba registra protesto de moradores após morte de garimpeiro durante confronto com equipe do Ibama, no PA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.