Inscrições vão até esta quarta-feira (30). Indígenas e quilombolas podem entrar no curso de medicina na UFPA por meio de processo eletivo especial.
Ascom UFPA
Indígenas e quilombolas podem se inscrever até esta quarta-feira (30) no processo seletivo especial para cursar medicina na Universidade Federal do Pará (UFPA). As inscrições podem ser feitas por meio do link.
O concurso é específico para quem é integrante de comunidades indígenas e quilombolas, que não realizou ou iniciou curso de graduação e que se encontra em condições de vulnerabilidade econômica, social e educacional, e oferta duas vagas em cada turma. Confira o edital aqui.
A graduação em medicina é ofertada em Belém pela faculdade de medicina, ligada ao Instituto de Ciências Médicas da UFPA (ICM).
Segundo a UFPA, para capital, há quatro vagas para estudantes indígenas e outras quatro para candidatos — duas em cada turma de medicina que vão começar a estudar em 2024.
“Metade dos futuros calouros já começa a estudar no primeiro semestre do ano que vem. A outra metade terá aulas a partir do segundo semestre”, pontuou a instituição.
Seleção
Cada candidato deve comprovar o pertencimento étnico a povos indígenas ou comunidades quilombolas por meio de uma declaração de pertencimento, assinada por lideranças dos povos tradicionais aos quais os estudantes alegam fazer parte. Saiba mais sobre isso aqui.
A seleção conta com uma etapa com prova de redação em língua portuguesa, que será realizada no dia 1º de outubro, e outra etapa com a realização de entrevista individual, que ocorrerá nos dias 30 de novembro, 1º, 2 e 3 de dezembro de 2023, como detalhou a UFPA.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Indígenas e quilombolas podem participar de vestibular especial para medicina na UFPA; saiba como se inscrever
Adicionar aos favoritos o Link permanente.