Dicas para marmitas semanais: como planejar refeições práticas e saudáveis

Manter uma alimentação equilibrada na correria da vida é um desafio para muitas pessoas. Com planejamento, é possível se alimentar bem e ainda economizar tempo e grana. E não vai dar muito trabalho, com essas dicas para marmitas semanais.

Precisa otimizar o tempo para dar conta de todos os afazeres? Que tal se alimentar de forma mais equilibrada? E “poupar o bolso”, economizando dinheiro, todo mundo gosta. A prática de se organizar para cozinhar facilita a vida. E as dicas para marmitas semanais ajudam a ganhar mais tempo.
Delícia prática e gostosa: dicas para marmitas semanais – Foto: Reprodução Internet
Por que planejar marmitas semanais?
O planejamento é um aliado importante também para a alimentação. É uma forma de buscar uma dieta equilibrada e saudável, com a organização de refeições semanais. Além disso, facilita também ter uma variedade de receitas.
A alimentação saudável é parceira para uma vida saudável. É uma maneira de se proteger contra doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, doenças cardiovasculares, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e câncer.
As dicas para marmitas semanais contribuem para uma alimentação saudável. Com planejamento, o hábito de pedir comida (e não pensar na dieta equilibrada) ou de comer fora (novamente sem priorizar uma alimentação balanceada) fica de lado. Isso ainda significa economizar grana.
Ao abraçar a opção de cozinhar e se organizar para isso, é possível buscar os melhores preços e ter um custo menor com a alimentação. Ou seja, vai se alimentar melhor pagando menos.
Passo a passo para organizar suas marmitas
Como planejar marmitas da semana? A organização facilita o processo. O primeiro passo é pensar no cardápio, com a variedade desejada e ideias de marmitas fáceis. As dicas para marmitas semanais ajudam, com possibilidades práticas e que não levam tanto tempo no preparo.
O planejamento elaborado vai ajudar com a próxima etapa: comprar os ingredientes. Com a lista do que irá fazer para a semana, fica mais fácil na hora de ir ao mercado. Assim, é possível ganhar tempo.
Depois, mãos à obra. É preparar as marmitas saudáveis para o dia a dia, adaptando com a necessidade/disponibilidade de cada um. Por exemplo: pode tirar um dia e preparar as receitas. Ou, então, fazer de véspera, a cada dia e armazenar. É de acordo com a possibilidade de cada um.
5 dicas para marmitas semanais
Para ajudar a se organizar, que tal cinco dicas para marmitas semanais? São receitas práticas, saudáveis e simples de fazer. Pode ser o pontapé inicial para adotar essa prática que vai garantir benefícios para a saúde e economia de tempo e dinheiro.
Peito de Frango Grelhado com Brócolis e Arroz Integral
Ingredientes

500g de peito de frango
300g de brócolis
uma xícara de arroz integral
uma colher de sopa de azeite
dois dentes de alho picados
sal a gosto
pimenta a gosto

Modo de preparo – 10 minutos
Tempere o peito de frango com sal, pimenta e alho. Grelhe em uma frigideira com azeite até dourar e cozinhar por completo. Cozinhe o arroz integral conforme as instruções da embalagem e cozinhe o brócolis no vapor. Sirva tudo junto.
Almoço Colorido
Ingredientes

uma xícara de arroz
uma xícara de feijão
bife (200g)
uma folha de alface
um tomate
uma colher de sopa de azeite
sal a gosto

Modo de preparo
Cozinhe o arroz e o feijão separadamente. Grelhe o bife e tempere com sal. Monte o prato com arroz, feijão, bife e a salada de alface e tomate temperada com azeite.
Dicas para marmitas semanais: almoço colorido é uma excelente opção – Foto: Reprodução Internet
Filé de Tilápia Grelhado com Salada Colorida
Ingredientes

quatro unidades de filé de tilápia
duas colheres de sopa de azeite de oliva
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
um maço de rúcula
200g de tomate-cereja
uma cenoura ralada
uma colher de sopa de gergelim

Modo de preparo
Tempere os filés de tilápia com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira com azeite e grelhe os filés por cerca de três a quatro minutos de cada lado ou até que fiquem dourados. Em uma tigela, misture a rúcula, os tomates-cereja cortados ao meio e a cenoura ralada. Regue com um fio de azeite e misture bem.
Sirva os filés de tilápia acompanhados da salada e polvilhe o gergelim por cima.
Dicas para marmitas semanais: filé de tilápia para diversificar – Foto: Reprodução Internet
Macarrão com Molho de Cogumelos
Ingredientes

400g de macarrão
300g cogumelos Paris
três dentes de alho picados
uma cebola picada
duas colheres de sopa de azeite
ervas frescas (salsa e manjericão) a gosto
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo – 15 minutos
Cozinhe o macarrão em água salgada até ficar al dente. Enquanto isso, aqueça o azeite em uma panela, adicione a cebola e o alho e refogue até ficarem dourados. Adicione os cogumelos e cozinhe até que estejam macios. Tempere com sal, pimenta e as ervas frescas. Misture o macarrão cozido ao molho de cogumelos e sirva quente.
Dicas para marmitas semanais: macarrão com molho de cogumelos – Foto: Reprodução Internet
Marmita com Salada de Folhas Verdes, Lentilhas e Peito de Frango
Ingredientes

duas xícaras de folhas verdes (alface e rúcula)
meia xícara de lentilhas
150g de peito de frango
cinco unidades de tomate-cereja
uma colher de sopa de azeite
suco de meio limão
sal a gosto
pimenta a gosto

Modo de preparo – 15 minutos
Cozinhe o peito de frango e corte em tiras. Misture as folhas verdes com as lentilhas e os tomates cortados ao meio. Tempere com azeite, limão, sal e pimenta. Monte a marmita com a salada e as tiras de frango.
Dicas para marmitas semanais: salada com peito de frango – Foto: Reprodução Internet
Para mais dicas para marmitas saudáveis e receitas práticas, confira o conteúdo especial no Tedi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.