Mostra coletiva ‘Amazônia Desvelada’ discute o impacto de grandes projetos na região através da arte


Exposição reúne obras de mais de 15 artistas e é um convite à reflexão sobre a relação entre homem e natureza. Projeto Symbiosis, de Roberta Carvalho
Roberta Carvalho
Como parte da programação do mês da Amazônia, o Coletivo Pororoka e a Associação Fotoativa promovem a exposição Amazônia Desvelada, que lança o olhar sobre a exploração predatória dos recursos naturais e suas consequências sobre as comunidades tradicionais que aqui vivem. A exposição está em cartaz na Associação Fotoativa, e fica aberta ao público até o dia 11 de outubro. A entrada é gratuita.
A mostra reúne mais de 15 artistas de várias origens e linguagens artísticas: Miguel Chikaoka, Márcia Kambeba, Denilson Baniwa, Claudia Leão, Arpilleras do MAB, Roberta Carvalho, Paula Sampaio, Armando Queiroz + Almires Martins + Marcelo Rodrigues, Lu Peixe, Francisco Sidou, Lucas Negrão, Lenu + Leviana. O evento conta com fotografias, vídeos, pinturas, tapeçarias e as arpilleras, uma técnica de costura de retalhos criada no Chile e que desempenhou um papel contra a ditadura militar no país. A exposição lança luz sobre temas como desmatamento, construção de hidrelétricas e o eminente projeto de exploração de petróleo na região. As obras também perpassam por assuntos como o genocídio de povos indígenas, a história de mulheres atingidas por barragens e as lutas dos movimentos sociais.
Obra de Francisco Sidou
Francisco Sidou
Amazônia Desvelada é um convite à reflexão e à construção de uma vida ecologicamente equilibrada e socialmente mais justa, entendendo que a relação entre indivíduo e meio ambiente é inseparável.
Serviço
Exposição Amazônia Desvelada, em cartaz até 11 de outubro, com visitação de terça à sexta de 14h às 18h / Sábado de 9h às 13h. Local: Fotoativa – Praça Barão do Guajará, 19. Em Belém, do Pará. Entrada gratuita.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.