Vanessa Miranda abriu o restaurante ‘Comida de Mãe’, um empreendimento familiar que gera renda para o sustento dos filhos e dos parentes. Nas redes sociais, ela fala sobre maternidade solo e reúne milhares de seguidores. Mãe solo que sofreu violência doméstica na periferia do PA detalha como superou e passou a inspirar mulheres na internet
Acervo Pessoal
Vanessa Miranda, de 25 anos, moradora da periferia de Ananindeua, região da Grande Belém, é uma das mais de 14 milhões de mulheres brasileiras que são mães solos. Grávida do segundo filho, a paraense precisou se reinventar depois que sofreu violência doméstica, tornando-se empreendedora e influencer que inspira milhares de mulheres nas redes sociais.
A trajetória de Vanessa não iniciou na internet com os conteúdos sobre maternidade, mas sim nas passarelas dos concursos de beleza, em 2018, quando ela se tornou miss da Ilha do Marajó. Os desfiles foram uma caminho para retomar a vontade de viver, pois na época ela sofria com a perca de seu primeiro esposo, que faleceu por causa de um câncer.
Partindo para a internet, a influenciadora falava sobre cabelos, maquiagem e sempre fazia as “treads” do momento, chamando bastante atenção dos seguidores pela sua beleza e coreografias. A partir de interações nas redes sociais, ela conheceu seu segundo marido que hoje é pai de seus dois filhos.
No início Vanessa conta que tudo era lindo, ele tinha paciência, era carinhoso e sempre a pedia um filho, pois seu grande sonho era se tornar pai. Segundo ela, para ter o bebê, era precisou largar o emprego de modelo e se dedicar totalmente à família que estava construindo com o homem que viria a se tornar seu agressor.
“Foi tudo muito rápido: começamos a namorar, logo depois eu engravidei, em seguida ele já veio morar comigo, na minha casa. Só durante a gravidez entendi quem ele era”, detalhou.
Após um tempo, a convivência do casal foi mudando e Vanessa conta que já não reconhecia o homem com quem resolveu compartilhar a vida, enfrentando situações de violência doméstica, abuso psicológico e solidão no processo de criação da primeira filha.
Mãe solo que sofreu violência doméstica na periferia do PA detalha como de a volta por cima e passou a inspirar mulheres na internet
Acervo Pessoal
Ela diz que escondia tudo dos seguidores virtuais, por vergonha e até com um certo medo do marido. Mas um dia resolveu compartilhar tudo o que enfrentou, agora separada e respaldada na Justiça, motivando outras mulheres a enfrentarem, denunciarem seus agressores e entenderem a maternidade solo.
“Depois que expus minha situação, recebi muitas mensagens de mulheres que também já haviam passado por um relacionamento abusivo. Elas se alegram e eu vou mostrando o meu dia a dia, do trabalho, casa e como é ser mãe solo”, contou.
Ao longo da vivência, partindo de experiências ruins, mas também boas, o perfil da influencer nas redes sociais foi mudando, compartilhando a luta por direitos na Justiça, o dia a dia como mãe e a vida como empreendedora, que surgiu da necessidade de sustentar os filhos, que ainda não recebem pensão alimentícia do pai.
O primeiro empreendimento foi um pequeno salão de beleza na sala de sua casa, porém com a segunda gravidez precisou pausar os trabalhos já que os serviços como cabeleireira exigiam que ela tivesse contato com produtos químicos que poderiam afetar a saúde do bebê. Foi neste momento que Vanessa mudou totalmente de área e abriu um restaurante delivery chamado “Comida de Mãe”, focado na distribuição de marmitas para empresas.
Mãe solo que sofreu violência doméstica na periferia do PA detalha como superou e passou a inspirar mulheres na internet
Acervo Pessoal
O restaurante é a maior fonte de renda da família com o diferencial de ser um negócio construído com laços parentais, trabalhando a mãe da influenciadora, irmãs e tias que são quem move a cozinha e administração. Vanessa conta que foi difícil montar um restaurante do zero.
“Depois que sofri tudo isso , resolvi correr atrás dos meus sonhos, principalmente pensando nos meus filhos e, graças a Deus, hoje vivemos muito bem, incluindo toda a família, já que trabalhamos todos juntos”, declara.
Além disso, recentemente a empreendedora resolveu montar na própria residência uma mini papelaria onde imprime fotografias, oferta fotocópias e impressões diversas.
Mãe solo que sofreu violência doméstica na periferia do PA detalha como superou e passou a inspirar mulheres na internet
Acervo Pessoal
Mesmo com renda para sustentar os filhos, Vanessa diz que entende que precisa buscar o direito social das crianças, através da Justiça. Atualmente, ela solicita o pagamento da pensão alimentícia para os filhos, contra o pai das crianças que se abstém a oferecer auxílio.
“É um direito dos meus filhos e uma responsabilidade dele também, afinal eu não fiz sozinha”, finalizou Vanessa.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
‘Mamãe, coragem’: paraense mãe de 2 filhos relata superação ao deixar marido violento, virar empresária e inspirar milhares de mulheres na web
Adicionar aos favoritos o Link permanente.