Varanda de Nazaré traz ‘biodiversidade’ como tema central da edição 2023


Projeto será realizada de 4 a 8 de outubro, em Belém. Fafá de Belém, embaixadora da cultura paraense, está à frente do projeto ‘Varanda de Nazaré’
Divulgação
A “Varanda de Nazaré” 2023 será realizada de 4 a 8 de outubro, em Belém. O projeto é capitaneado pela cantora Fafá de Belém, uma das maiores embaixadoras da cultura paraense, e celebra o Círio de Nazaré, procissão católica que reúne mais de 2 milhões de pessoas em romaria pelas ruas de Belém.
Com uma programação feita especialmente para vivenciar a história, a gastronomia, a cultura e a biodiversidade da Amazônia Paraense, a Varanda receberá convidados de múltiplos olhares – celebridades, fotógrafos, artistas, cineastas, jornalistas e empresários – para uma imersão no universo do Círio.
Entre os destaques, a 13ª edição trará o tema “Biodiversidade”, e contará com a realização da Varanda da Amazônia, um Fórum que pretende discutir a biodiversidade amazônica, seus desafios e oportunidades, a partir de diversos pontos de vista. Além dos eventos exclusivos para convidados, a Varanda inclui na sua agenda dois shows públicos de Fafá de Belém para os fiéis que acompanham as procissões.
Para a idealizadora, a “Varanda de Nazaré” não é apenas um evento, mas sim uma celebração de seu compromisso em preservar um dos tesouros mais preciosos do planeta. “Não adianta as pessoas irem até a Amazônia e não olharem em nossos olhos”, diz Fafá de Belém.
Eleita como cidade sede da COP 30, em 2025, Belém estará no centro da discussão sobre os desafios para o futuro sustentável do planeta e em especial em como transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável até 2030.
A Varanda de Nazaré é um projeto multiplataforma, com formato presencial e com transmissões ao vivo nas redes sociais e na TV Varanda. O projeto conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo do Pará, por meio da Lei Semear, do Instituto Cultural Vale, do Banpará, da TIM, da Magalu e da Prefeitura Municipal de Belém.
O projeto também contará com o espaço infantil Varandinha de Nazaré, conduzida por Laura e Júlia Saab, netas de Fafá de Belém, e Yula Penna, que reunirá uma programação especial para as crianças, com atividades lúdicas que terão como guia a tecnologia, a sustentabilidade e a Amazônia.
Programação
● Varanda da Amazônia (4 de outubro)
– Teatro Maria Sylvia Nunes, Estação das Docas
● Experiência Sensorial de Boas-Vindas (5 de outubro)
– Ilha do Combu
● Sarau da Fafá (6 de outubro)
– Atrium Quinta de Pedras
● Varanda Fluvial (7 de outubro)
– Baía de Guajará
● Trasladação (7 de outubro)
– Estação das Docas
● Círio de Nazaré (8 de outubro)
– Estação das Docas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.