Mostra ‘Ygapó – Floresta Encantada de Águas’ é da artista Andréa Brächer, com curadoria de Letícia Lau. Fica aberto para visitas até 7 de dezembro. Belém recebe exposição ‘Ygapó – Floresta Encantada de Águas’.
Divulgação
Belém recebe nesta terça-feira (17) a vernissagem da exposição de fotografias “Ygapó – Floresta Encantada de Águas”, da artista Andréa Brächer, com curadoria de Letícia Lau. A exposição gratuita segue no Espaço Cultural do Banco da Amazônia, na av. Presidente Vargas, de 18 de outubro a 7 de dezembro, de segundas às sextas-feiras, das 9h às 17h.
A mostra apresenta catorze fotografias em matriz de cianotipia, capturadas por Andréa na região do baixo Amazonas, mais especificamente em Alter do Chão. Na imersão, a artista registrou mais de mil imagens, destacando a presença dos igapós, partes da floresta amazônica que permanecem alagadas mesmo na estiagem dos rios.
A palavra “Ygapó”, cunhada pela própria artista, representa a união de “Y” (água) e “APÓ” (raiz), simbolizando as raízes na água.
A exposição propõe uma narrativa de conto, utilizando fragmentos de floresta de águas para evocar a magia do lugar. A interação entre a floresta e as fabulações são elementos poéticos que permeiam o trabalho de Brächer.
A mostra também destaca questões relevantes para a atualidade, como natureza, identidade, preservação e cultura, com ênfase na água como elemento central e identitário para os povos ribeirinhos.
A abordagem da artista combina práticas e pesquisas que transitam entre processos históricos e contemporâneos, unindo técnicas analógicas e digitais na linguagem da fotografia expandida. A escolha da cianotipia, um processo datado de 1842, ressalta a fusão entre o histórico e o moderno, evidenciando a dualidade na produção artística.
Letícia Lau, curadora da exposição, destaca que a mostra é um convite para adentrar ao universo da imaginação e fantasia, reforçando a importância da preservação da natureza.
Andréa Brächer, natural de Porto Alegre, é uma artista ativa desde os anos 90, com exposições notáveis em museus como MARGS, MARCO e MAB. A proposta artística dela, fundamentada na fotografia, explora o universo onírico, fabulações e sonhos. Além da prática artística, Brächer é docente no Instituto de Artes/UFRGS e fundadora do Grupo Lumen – de Estudos em Processos Fotográficos Históricos e Alternativos – UFRGS.
Serviço
Exposição “Ygapó – Floresta Encantada de Águas”, de Andréa Brächer
Visitação: de 18 de outubro a 07 de dezembro
Horário: de segundas às sextas-feiras, das 9h às 17h
Local: Espaço Cultural do Banco da Amazônia, Av. Presidente Vargas, 800.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Belém recebe exposição fotográfica sobre os igapós, partes da floresta amazônica que ficam alagadas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.