Belém recebe exposição fotográfica sobre os igapós, partes da floresta amazônica que ficam alagadas

Mostra ‘Ygapó – Floresta Encantada de Águas’ é da artista Andréa Brächer, com curadoria de Letícia Lau. Fica aberto para visitas até 7 de dezembro. Belém recebe exposição ‘Ygapó – Floresta Encantada de Águas’.
Divulgação
Belém recebe nesta terça-feira (17) a vernissagem da exposição de fotografias “Ygapó – Floresta Encantada de Águas”, da artista Andréa Brächer, com curadoria de Letícia Lau. A exposição gratuita segue no Espaço Cultural do Banco da Amazônia, na av. Presidente Vargas, de 18 de outubro a 7 de dezembro, de segundas às sextas-feiras, das 9h às 17h.
A mostra apresenta catorze fotografias em matriz de cianotipia, capturadas por Andréa na região do baixo Amazonas, mais especificamente em Alter do Chão. Na imersão, a artista registrou mais de mil imagens, destacando a presença dos igapós, partes da floresta amazônica que permanecem alagadas mesmo na estiagem dos rios.
A palavra “Ygapó”, cunhada pela própria artista, representa a união de “Y” (água) e “APÓ” (raiz), simbolizando as raízes na água.
A exposição propõe uma narrativa de conto, utilizando fragmentos de floresta de águas para evocar a magia do lugar. A interação entre a floresta e as fabulações são elementos poéticos que permeiam o trabalho de Brächer.
A mostra também destaca questões relevantes para a atualidade, como natureza, identidade, preservação e cultura, com ênfase na água como elemento central e identitário para os povos ribeirinhos.
A abordagem da artista combina práticas e pesquisas que transitam entre processos históricos e contemporâneos, unindo técnicas analógicas e digitais na linguagem da fotografia expandida. A escolha da cianotipia, um processo datado de 1842, ressalta a fusão entre o histórico e o moderno, evidenciando a dualidade na produção artística.
Letícia Lau, curadora da exposição, destaca que a mostra é um convite para adentrar ao universo da imaginação e fantasia, reforçando a importância da preservação da natureza.
Andréa Brächer, natural de Porto Alegre, é uma artista ativa desde os anos 90, com exposições notáveis em museus como MARGS, MARCO e MAB. A proposta artística dela, fundamentada na fotografia, explora o universo onírico, fabulações e sonhos. Além da prática artística, Brächer é docente no Instituto de Artes/UFRGS e fundadora do Grupo Lumen – de Estudos em Processos Fotográficos Históricos e Alternativos – UFRGS.
Serviço
Exposição “Ygapó – Floresta Encantada de Águas”, de Andréa Brächer
Visitação: de 18 de outubro a 07 de dezembro
Horário: de segundas às sextas-feiras, das 9h às 17h
Local: Espaço Cultural do Banco da Amazônia, Av. Presidente Vargas, 800.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.