Segundo a lenda, o doce é a união de duas famílias que trocaram a rivalidade por um lindo amor. Doce Monteiro Lopes
Redes Sociais/ Luanna Oliver
Monteiro Lopes, o doce queridinho das tardes com café dos paraenses, viralizou nas redes sociais após uma jovem compartilhar a foto de um prato com várias unidades da iguaria, produzidos para agradar a namorada. A história se assemelha com a origem do biscoito que também une dois grandes amores.
Luanna Saraiva, moradora do Amapá, descreveu nas redes sociais que a namorada ama o biscoito e que por isso resolveu produzir uma fornada somente para satisfazê-la. “Ontem minha namorada disse que ama Monteiro Lopes, hoje fiz logo uma fornada pra ela”, publicou na internet.
Famoso por derreter na boca, o Monteiro Lopes é uma grande lenda da cidade de Belém, capital do estado do Pará, por ter surgido em um cenário de rivalidade entre dois padeiros, cujos estabelecimentos estavam localizados no entorno do Ver-O-Peso, principal ponto turístico da cidade.
Um se chamava Manoel Monteiro e outro Antônio Lopes. Cada um deles produzia doces, sendo um com chocolate e o outro apenas branco. Os filhos deles resolveram se casar e a partir daí teriam unido os doces, se tornando um só, o Monteiro Lopes.
A que viralizou gerou dúvidas entre diversas pessoas na internet, moradoras de outros estados que acharam estranho um doce ter o nome de uma pessoa e outras até sugeriram que Monteiro Lopes fosse o também conhecido “Casadinho”, que é comumente oferecido em festas de casamentos.
A historiadora da alimentação e professora de História da Universidade Federal do Pará (UFPA), Sidiana Macêdo, explica que não existe uma data específica para o surgimento do Monteiro Lopes, mas que é possível pensar que o doce tenha grandes influências portuguesas.
Para quem ficou com água na boca e deseja reproduzir a receita do Monteiro Lopes em casa, o g1 Pará anotou com detalhes o passo a passo feito por Luanna Saraiva para sua querida namorada.
Confira como fazer o doce:
Ingredientes
Para a massa:
250 gramas de manteiga
500 gramas de trigo
Para a calda:
Uma xícara de açúcar refinado
30 gramas de achocolatado
Modo de Preparo
Misturar todos os ingredientes da massa até formar uma mistura homogênea. Depois é só modelar os biscoitos em formato grande palito e levar ao forno pré aquecido por mais ou menos 15 minutos.
Para a calda é necessário misturar os dois ingredientes junto a duas colheres de água e mexer até ferver. Depois e só banhar a metade do biscoito e passar no açúcar.
VÍDEOS com informações do Pará:
Monteiro Lopes: doce típico do Pará que viralizou leva quatro ingredientes; aprenda a receita
Adicionar aos favoritos o Link permanente.