Proposta da Câmara quer proibir anúncio de bets nos estádios de São Paulo – Foto: Lucas Bassi / Rede Câmara
O vereador de São Paulo João Jorge (MDB) quer proibir anúncio de bets nos estádios e eventos esportivos da capital paulista. Ele deve dar entrada em um projeto de lei ainda esta semana sobre o tema, conforme anunciou na tribuna durante a sessão desta terça-feira (13).
Primeiro vice-presidente da Casa, o parlamentar justificou a medida devido aos prejuízos que as apostas virtuais estão causando nas famílias brasileiras, como o crescimento do endividamento. “O Galvão Bueno diz que esse jogo é diversão. Não, é jogatina e maldição”, declarou.
Vereador João Jorge (MDB) vê na medida o que cabe a Câmara sobre o tema – Foto: Richard Lourenço / Rede Câmara
Entre os dados informados na tribuna pelo vereador, está um relatório do setor supermercadista de que as “bets” tiraram R$ 100 bilhões do setor varejista no último ano. O Banco Central anunciou, em setembro de 2024, que os idosos gastam mais de R$ 3 mil mês com apostas virtuais.
João Jorge também citou o depoimento da influenciadora Virgínia Fonseca no Senado, ocorrido na manhã desta terça-feira, na CPI das Bets. “Chamava a presidente de ‘você’ e o relator de ‘cara’. Diz que faz porque é legal. Não tem o menor conhecimento do mal, do dano que traz para as famílias”, criticou o parlamentar.
Proibir anúncio de bets nos estádios
O emedebista busca parceiros na Casa para serem coautores do projeto de lei de proibir anúncio de bets nos estádios, que deve ser apresentado ainda nesta semana. Apesar de ser mostrar favorável a proibição das “bets”, ele entende que é o que cabe a Câmara de Vereadores.
“O próprio Senado, em um primeiro momento, me parece que não caminhará para propor a proibição dos jogos, mas para regulamentar a propaganda. Talvez, possamos seguir aqui a mesma linha”, explicou.
Após dar entrada com o projeto de lei na Câmara, a proposta precisará passar pelas comissões, como a de Constituição e Justiça, para só então ir a plenário. Depois o PL para proibir anúncio de bets nos estádios teria que ser aprovado em duas votações para seguir a sanção ou veto do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Impacto no futebol
Ainda que a medida visa proibir anúncio de bets nos estádios de futebol e também em eventos esportivos que ocorram em São Paulo. É no esporte mais popular do país que ela poderia ter impacto mais pesado.
Corinthians, Palmeiras e São Paulo têm bets como patrocinador máster – Foto: Montagem com fotos de Rodrigo Coca/Agência Corinthians, Cesar Greco/Palmeiras e Rubens Chiri/São Paulo FC
Os três grandes clubes da capital paulista são patrocinados por casas de apostas. O Corinthians tem patrocínio máster da Esportes da Sorte, e anúncios da Viva Sorte nos ombros do uniforme.
Palmeiras e São Paulo também apresentam como patrocinador máster, marcas “bets”. A Sportingbet anuncia no Verdão, enquanto o camisa do Tricolor estampa a Superbet. Além das propagandas nas camisas, várias marcas aparecem nas placas de publicidade. O próprio Campeonato Brasileiro vendeu “naming rights” para uma casa de apostas e se chama Brasileirão Betano.
Procurado pela reportagem, o Corinthians informou, por sua assessoria, que não vai se pronunciar sobre o assunto, uma vez que o PL para proibir anúncio de bets nos estádios ainda não foi apresentado. Palmeiras e São Paulo não responderam até o fechamento da matéria.