Android 16 já está disponível na versão beta. — Foto: Divulgação/Google/ND
O Android 16 é a próxima grande atualização do sistema operacional móvel do Google, com lançamento previsto para junho de 2025. No entanto, a versão beta já está disponível para teste em alguns dispositivos.
Esta versão traz melhorias significativas em design, segurança, inteligência artificial e usabilidade, visando aprimorar a experiência do usuário em smartphones, tablets e dispositivos dobráveis.
Quais celulares vão receber Android 16?
A versão beta do Android 16 pode ser instalada em um dispositivo celular dos seguintes fabricantes:
HONOR;
iQOO;
Lenovo;
OnePlus;
OPPO;
realme;
vivo;
Xiaomi.
Você pode aprender a instalar o Androi 16 Beta no seu celular através do site de cada parceiro, que oferece os recursos necessários para entender a instalação e o teste dessa versão.
Quando vai lançar o Android 16?
O Android 16 será lançado oficialmente no segundo trimestre de 2025, com os dispositivos Pixel (dispositivos desenvolvidos pelo Google e que não estão disponíveis para a venda no Brasil) recebendo a atualização primeiro.
A versão beta ficou disponível para teste no início de 2025. Já a versão final, ficará disponível em junho, segundo o anúncio oficial do Google. Os smartphones que utilizam o sistema operacional Android devem informar quando a atualização chega para cada versão de celular.
O que muda no Android 16?
1
3
Notificação focada no progresso da ação do usuário sendo exibida na aba de notificações no Android 16. – Divulgação/Developers/ND
2
3
Notificação focada no progresso da ação do usuário sendo exibida na tela de bloqueio no Android 16. – Divulgação/Developers/ND
3
3
O contorno do texto receberá mais contraste no Android 16. – Divulgação/Developers/ND
O Android 16 apresentará uma evolução visual mais fluída para melhorar a experiência do usuário, com foco na personalização. Um exemplo disso serão as notificações para exibir o progresso de uma ação e ajudar o usuário a acompanhar suas jornadas do início ao fim.
Outras mudanças incluem ações mais responsivas, como deslizar uma notificação para fora da aba de notificações com um efeito “elástico” que afetarão as notificações acima e abaixo na tela.
Outras mudanças podem ser mais sutis, como a animação de fechar um aplicativo no menu “Recentes”, ou mexer no controle de volume e até mesmo a aba que configura ações rápidas terão um efeito de desfoque na tela inicial.
Principais mudanças no Android 16:
Cores vibrantes e dinâmicas;
Animações fluidas;
Tipografia aprimorada (contorno do texto para mais contraste);
Suporte a texto vertical para idiomas como o japonês.
“Atualizações ao vivo” no Android 16
Com a atualização para o Android 16, será possível acompanhar atividades que acontecem em tempo real pela tela de bloqueio. Ou seja, se o usuário estiver com um aplicativo do Google Maps aberto, poderá ver as informações da rota/navegação em tempo real na barra “Status”.
Mudanças na segurança do Android 16
A parte de segurança também receberá atualizações no Android 16. Segundo O Google, as proteções serão expandidas para proteger os usuários, principalmente aqueles que possuem profissões de alta exposição, como jornalistas, políticos e figuras públicas, de ataques cibernéticos.
Uma das mudanças está na inclusão de um “registro de intrusão” que faz o backup de forma segura dos registros do dispositivo, preservando, assim, a privacidade dos dados e deixando-os invioláveis.
Atualizações na câmera para o Android 16
1
6
Imagem original para exemplificar as mudanças no Android 16. – Divulgação/Developers/ND
2
6
Imagem com níveis de matiz em -50. – Divulgação/Developers/ND
3
6
Imagem com níveis de matiz em +50. – Divulgação/Developers/ND
4
6
Imagem com a temperatura de cor para 3000. – Divulgação/Developers/ND
5
6
Imagem com a temperatura de cor para 7000. – Divulgação/Developers/ND
6
6
Ilustração que mostra a qualidade da imagem SDR em comparação com o Alto HDR. – Divulgação/Developers/ND
O Android 16 vai aprimorar o suporte aos usuários que trabalham com câmeras profissionais, permitindo habilitar a exposição automática híbrida, além de ajustar com mais precisão recursos de temperatura e tonalidade de cores da foto.
As atualizações também ajudarão a captura de fotos em movimento, a melhorar imagens UltraHDR com suporte à codificação HEIC (tipo de arquivo mais comum em IOS).
Inteligência Artificial no Android 16
Outra mudança anunciada foi a substituição do “Assistente do Google” pela Inteligência Artificial do Google, a Gemini. Com esse recurso, o usuário poderá ter um assistente com mais comandos para interações.
*Com informações de Wired, The Times of India e Developers Android.