Boletim de ocorrência foi registrado pela família, que aguarda alguma solução para o caso. Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém
Cristino Martins/Agência Pará
Familiares de uma adolescente de 15 anos denunciam demora no atendimento na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém. A jovem está há mais de 40 horas aguardando procedimento para retirar um bebê morto dentro da barriga.
Um boletim de ocorrência foi registrado nesta quarta-feira (5), na Seccional do bairro da Sacramenta, denunciado o caso à polícia. No documento, consta que “a jovem está em estado debilitado, necessitando com urgência da intervenção médica adequada”.
O g1 solicitou posicionamento da Santa Casa sobre o motivo da jovem ainda não ter feito o procedimento para retirar o bebê, mas até a publicação da reportagem não havia recebido retorno.
De acordo com a família, a adolescente saiu do município de Acará, no nordeste do estado, na segunda-feira (3) e deu entrada no Santa Casa, em Belém, às 17h. À noite, por volta das 21h, a equipe médica comprovou que o bebê estava morto.
“Fizeram o procedimento tudinho, dizendo que o bebê não estava mais vivo, já tinha falecido, não tinha batimento nenhum. Aí ficou constatado que a médica deu, constou que o bebê estava morto já dentro dela”, diz Hellen Menezes, tia da jovem.
Ainda segundo a tia, a adolescente estava com uma gravidez de 21 semanas (cerca de 5 meses) e, desde o último sábado (1º), estava sentindo dores. Na segunda-feira (3), a jovem contou para os pais que não estava mais sentindo a criança se mexer.
Hellen Menezes afirma que até o fim da manhã desta quarta-feira a equipe do hospital apenas retirou a jovem de uma sala com muitas pessoas na fila de espera para um local mais reservado.
“Até então ela ainda não teve o suporte necessário que ela está precisando, aí eu fui fazer reclamação, isso está errado, ela está desde segunda, e teve uma moça com o mesmo processo dela, passou na frente dela, chegou ontem”, denuncia a familiar.
A tia diz que a adolescente está com dor que irradia para as pernas e que o cheiro que saiu da barriga da paciente é horrível.
“Está saindo aquilo de dentro dela, aquele cheiro, aquele mau cheiro, sabe, horrível, horrível, horrível, está complicada a situação dela”, lamenta.
Sala onde paciente foi levada na Santa Casa, em Belém.
Reprodução / Arquivo Pessoal
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Familiares de grávida com bebê morto na barriga denunciam demora no atendimento na Santa Casa, em Belém
Adicionar aos favoritos o Link permanente.