Robert Prevost, dos Estados Unidos, é eleito papa Leão XIV nesta quinta-feira (8)

O cardeal Robert Prevost, de 69 anos, foi eleito papa Leão XIV nesta quinta-feira (8), após dois dias de conclave. A fumaça branca que anunciou o início do 267º papado saiu da chaminé instalada na Capela Sistina, por volta das 13h (horário de Brasília)
O papa Leão XIV foi anunciado no tradicional rito “Habemus Papam” (Nós temos o Papa, traduzido do latim), apresentado na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Prevost, nascido em Chicago, Illinois, ficou conhecido como o “padre de duas pátrias” devido à sua atuação no Peru, nos anos 80.
O conclave teve início no dia 7 de maio, exatos nove dias após o sepultamento do Papa Francisco, morto no dia 21 de abril em decorrência de um AVC.
Segundo informado pelo Vaticano, 133 cardeais estavam aptos e participaram da votação — apenas aqueles com menos de 80 anos puderam opinar na escolha do novo Papa.
Como ocorreu a escolha do papa Leão XIV?
Todos os votantes no processo eleitoral permaneceram isolados, sem qualquer comunicação externa, garantindo total sigilo durante a realização do conclave.
O candidato eleito precisava somar, ao menos, dois terços dos votos. Caso os cardeais não chegassem a um consenso sobre o novo Papa, uma fumaça preta seria dissipada pela chaminé da Capela Sistina, informando sobre o impasse.
Em caso de consenso, o responsável pelo pleito confirmou se o candidato eleito aceita o resultado e como ele quer ser chamado. Após a decisão, uma fumaça branca, surgida a partir da queima das cédulas, foi vista da Praça São Pedro, celebrando a escolha do pontífice.

1
7

Programação do conclave desta quinta-feira (8) terá duas votações – Divulgação/Getty Images

2
7

Candidato precisa de 89 votos para ser eleito no conclave a partir desta quarta-feira (7) – Reprodução/Vatican News/ND

3
7

Sete brasileiros estão entre os 133 cardeais aptos a votar – Reprodução/Vatican News/ND

4
7

Acessórios dos papáveis já estão organizados – Divulgação/Vatican News

5
7

Eleição papal não tem data para acabar e pode durar dias – Reprodução/Vatican News/ND

6
7

Eleitores ficarão isolados na Capela Sistina, sem contato com o mundo exterior – Divulgação/Vatican News

7
7

Local de votação para eleger o novo papa – Divulgação/Vatican News

Adicionar aos favoritos o Link permanente.