Mesmo com desconto na folha de pagamento, serviços de saúde ficam longe de ser alcançados, dizem servidores. Guia médico está desatualizado. Servidores se sentem abandonados por plano de saúde
Servidores públicos estaduais, que pagam plano de saúde do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep), reclamam da falta de assistência ao ficarem sem direito a consultas, exames, procedimentos e cirurgias.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
No início de abril, a servidora Cristiane Passos passou mal. Por três vezes ela foi parar na emergência de um hospital particular da capital. Na última vez, estava muito debilitada, mas foi informada que não estavam fazendo internações.
Há mais de 20 anos que a servidora pública tem convênio com o plano de saúde do Iasep. Deficiente auditiva, ela relata que sempre contou com o convênio para fazer lavagem nos ouvidos, procedimento necessário para a utilização do aparelho auditivo. Mas agora ela não conseguiu marcar o exame.
Todo mês, mais de R$ 1.500 reais descontados do salário de uma outra servidora, por causa do plano de saúde. Desde dezembro ela tenta marcar cirurgia para o pai, deu entrada nos exames pré-operatórios. Só que o plano ficou de entrar em contato, mas a ligação nunca ocorreu.
“Eles não entraram em contato, e eu fui pessoalmente lá. E também não tive retorno. Eles falam que está em cotação, só que eu questionei o quê que é estar em cotação, visto que a gente paga o plano, mas se há um problema com o Iasep e o prestador de serviço, quem tem que resolver é o Iasep, e não o segurado”.
Ela diz que consultas básicas também não estão disponíveis e reclama que grande parte dos médicos que fazia parte do convênio está se descredenciando.
“Não só os médicos, mas clínicas especializadas, como reumatologia, a gente não consegue. O guia-médico está completamente desatualizado e a gente vê que a maioria deles não tem mais interesse em atender o servidor. Enquanto isso, o servidor está pagando mensalmente e não sabe de nada”.
O sindicato da Polícia Civil divulgou um comunicado convocando servidores públicos da instituição que “vem sofrendo com o desserviço prestado pelo IASEP” para “registrar os boletins de ocorrência policial para formalizar junto ao Ministério Público do Estado uma notícia do fato”.
O plano IASEP foi criado há 21 para atender servidores públicos do estado do Pará. Atualmente, conta com mais de 205.183 segurados, sendo quase 92.804 titulares e mais de 110 mil 112.379 dependentes.
Em nota, o Iasep disse que “os pagamentos são realizados mensalmente e segue atendendo aos prazos definidos junto aos seus credenciados”.
O plano disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Segurado (SAS), que pode ser acionado pelo número (91) 98127.1432 ou pelo e-mail: [email protected].
ASSISTA às notícias do Pará:
Leia mais notícias do estado no g1 Pará
Servidores públicos do Estado reclamam da falta de assistência de plano de saúde no Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.