
O recém-nascido foi encontrado no bairro Colinas com o cordão umbilical ainda preso ao corpo, na terça-feira (4). Ele e a mãe, que estavam na Santa Casa de Birigui (SP), foram liberados neste sábado (8). Santa Casa de Birigui (SP)
Santa Casa/Divulgação
O recém-nascido encontrado em uma caixa de papelão, no bairro Colinas, em Birigui (SP), teve alta médica neste sábado (8). O menino, localizado na terça-feira (4) com o cordão umbilical ainda preso ao corpo, foi liberado da Santa Casa de Birigui, onde permaneceu desde o momento do resgate. A mãe, que também estava na instituição de saúde, foi autorizada pelos médicos a ir para casa.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Segundo apurado pela TV TEM, a criança foi encaminhada para uma casa de abrigo, onde ficará sob cuidados enquanto o caso segue em investigação.
O bebê foi encontrado na manhã de terça-feira após ser resgatado por um marceneiro e um comerciante, que viram a criança dentro da caixa, junto a sacos de lixo. O estado de saúde dele foi considerado estável. Durante o período de internação, o menino recebeu roupas e cuidados intensivos.
Recém-nascido com cordão umbilical foi encontrado em caixa de papelão em meio ao lixo em Birigui (SP)
Reprodução/TV TEM
A mãe do recém-nascido, uma mulher de 34 anos, que também estava internada no mesmo hospital, recebeu alta neste sábado. Na quinta-feira (7), ela foi autorizada pela Justiça a responder pelo crime de tentativa de infanticídio em liberdade provisória. Porém, com medidas cautelares, como a proibição de deixar a cidade sem autorização judicial.
Prisão da mãe
A mãe foi presa em flagrante horas depois de o bebê ser encontrado. A suspeita foi localizada trabalhando como cozinheira em um restaurante da cidade e também é mãe de uma criança de 11 anos. A mulher confessou que deu à luz no banheiro de sua casa, na segunda-feira (3), mas não fez acompanhamento pré-natal e não queria o bebê.
Recém-nascido com cordão umbilical é encontrado em caixa de papelão em meio ao lixo em Birigui (SP)
Felipe Nunes/TV TEM
Ela relatou que o menino não havia chorado após o parto e não apresentou sinais vitais. O bebê foi encontrado em estado de vulnerabilidade, com sujeira no corpo e pelos de cachorro, o que agravou ainda mais a situação.
Justiça manda soltar mãe suspeita de abandonar recém-nascido em caixa de papelão
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM