Quanto ganhava o Papa? Entenda sobre a remuneração na Igreja Católica – Foto: Divulgação/Vatican News
Humildade e simplicidade sempre foram marcas registradas do Papa Francisco, que desde o início do pontificado dispensou luxos e manteve um estilo de vida discreto. Mas uma dúvida comum entre fiéis e curiosos é: afinal, o Papa recebia salário?
A resposta é simples: não. Como jesuíta, Francisco fez votos de pobreza, o que significa que não possui bens pessoais e também não recebe um salário fixo pelo cargo que ocupa. Todas as necessidades como alimentação, moradia, transporte e cuidados médicos, são custeadas pela Igreja Católica.
Quanto ganhava o Papa?
Em entrevistas e até em documentários, como Amém: Perguntando ao Papa, disponível no Disney+, Francisco já comentou sobre essa rotina com bom humor.
“Quando preciso de dinheiro para comprar sapatos ou outra coisa, eu peço. Eu não tenho um salário, mas isso não me preocupa porque sei que serei alimentado de graça”, declarou o pontífice.
De onde vem a fortuna do Vaticano
Para sustentar os membros da Igreja que vivem no Vaticano, a Igreja Católica conta com várias fontes de rendimentos. Entre os principais meios de arrecadação está o turismo, que capta fundo a partir das visitas aos museus e templos locais.
Os donativos dos fiéis e das igrejas subordinadas ao Vaticano é outra forma de contribuição. Todos os bens angariados são coletados e armazenados no Óbulo de São Pedro, um sistema que coleta doações de dioceses em todo o mundo.
As posses e tesouros acumulados ao longo da história também fazem parte da economia do centro do catolicismo, bem como a própria carteira de investimentos do Vaticano, contribuindo para a manutenção da riqueza do local.
Morre Papa Francisco:
Após 12 anos a frente da Igreja Católica, o Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), informou o Vaticano. Ele passou por internações nos últimos meses e não resistiu às complicações.
Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, em Buenos Aires, Argentina, faleceu nesta segunda-feira, aos 88 anos, em Roma.
Ele foi o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a assumir o pontificado, marcando seu papado com um estilo simples e comprometido com os mais necessitados.