Obra emergencial de limpeza começa na barragem de José Boiteux nesta segunda-feira

Barragem de José Boiteux recebe obra emergencial de limpeza – Foto: SPDC/Divulgação/ND
A partir desta segunda-feira (28), a Barragem de José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí, inicia uma obra emergencial de limpeza. O objetivo é viabilizar o início dos trabalhos de manutenção no local.
Os trabalhos serão focados na remoção de galharia nas tulipas e nas galerias de descarga, onde foram identificados detritos como troncos, lixo e outros materiais, após uma vistoria realizada em março pela Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina).

Barragem de José Boiteux recebe obra emergencial de limpeza
De acordo com técnicos da Proteção e Defesa Civil, esses materiais estão comprometendo o escoamento adequado da água e elevando o nível da montante, representando um risco para a segurança da estrutura e dificultando a execução de manutenções preventivas.
Diante da urgência da situação, o governador Jorginho Mello assinou uma ordem de serviço, no valor de R$ 117 mil, na última quinta-feira (24).
A limpeza será conduzida ao longo da semana por equipes especializadas, marcando a primeira etapa de um plano mais amplo de vistoria e reabilitação da estrutura da barragem.
O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, destacou a importância da ação para garantir o fortalecimento da prevenção e proteção do Vale do Itajaí
“Essa é mais uma das nossas ações na estrutura, para podermos colocá-la em total funcionamento quanto antes. Estamos atuando com agilidade e responsabilidade buscando mitigar riscos e garantir a funcionalidade da estrutura”, comentou o secretário.
Após a limpeza, a Celesc realizará a manutenção das comportas da barragem, com o objetivo de diagnosticar possíveis problemas e realizar correções, incluindo o reparo em uma das comportas que, atualmente, encontra-se fechada.
Limpeza é necessária para iniciar processo de manutenção na barragem – Foto: SPDC/Divulgação/ND
Obra é realizada em paralelo a um convênio
Além dessa ação, a limpeza da Barragem de José Boiteux ocorre em paralelo a um convênio firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de José Boiteux para a construção de 43 casas destinadas à comunidade indígena local.
Ainda conforme Mário Hildebrandt, ao todo, serão 10 casas em Vitor Meireles e 33 em José Boiteux, além de duas igrejas e duas casas paroquiais, uma em cada cidade.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.