Muita gente não sabe, mas guardar esponjas de louça em locais úmidos pode comprometer a saúde da família. – Foto: Getty Images/ND
As esponjas de louça estão presentes na casa de todos, mas geralmente passam despercebidas durante a limpeza.
O problema é que, ao guardar esponjas de louça da maneira errada, você pode estar permitindo a proliferação de bactérias perigosas.
O perigo de guardar esponjas de louça incorretamente
De acordo com a revista Food & Wine, microrganismos como E. coli, Salmonella e Staphylococcus aureus podem não apenas estar presentes, mas também sobreviver por até 16 dias em esponjas que permanecem úmidas.
Esponjas usadas e úmidas podem acumular uma quantidade extremamente alta de bactérias.
Um estudo publicado no Journal of Applied Microbiology, com amostras analisadas em Portugal, encontrou uma média impressionante de bilhões de bactérias por esponja.
Você sabe qual é a melhor maneira de guardar esponjas de louça para que elas durem mais e não virem um foco de contaminação? – Foto: Freepik/ND
Outra pesquisa mostrou que uma única esponja pode conter até 45 bilhões de bactérias em apenas um centímetro cúbico, e essas bactérias pertencem a mais de 360 espécies diferentes.
Como cuidar e guardar esponjas de louça
Ao adotar algumas práticas simples você pode reduzir os riscos associados às esponjas de louça!
Lave bem após o uso: remova resíduos de comida e sabão da esponja;
Esprema a água: retire o máximo de umidade possível;
Deixe secar completamente: guarde em um local arejado, longe da pia ou potes fechados;
Use um suporte ventilado: prefira suportes que permitam escorrer a água e circular o ar;
Higienize com frequência: deixe a esponja por 5 minutos em solução de água sanitária (1 parte para 9 de água) e enxágue bem;
Troque regularmente: substitua a esponja semanalmente ou ao notar mau cheiro ou desgaste.
A rádio pública WLRN, do Sul da Flórida, recomenda dois métodos eficazes para secar e higienizar esponjas, o micro-ondas e a máquina de lavar louça.
No micro-ondas, a esponja deve estar bem molhada, nunca seca, para evitar risco de incêndio, e ser aquecida em potência alta por um minuto.
Guardar esponjas de louça em suportes ventilados ajuda na secagem completa e na prevenção de germes – Foto: Pixabay/ND
Já na lava-louças, basta colocá-la no cesto de talheres e utilizar um ciclo com secagem quente.
Ambos os métodos ajudam a eliminar bactérias e prolongar o uso da esponja com mais segurança.
Priorize a limpeza das esponjas
“Contra nós está a nossa preguiça inata. Na longa lista de coisas que são de suma importância, dia após dia, limpar a esponja da pia não está no topo da lista”, afirma a revista Food & Wine.
Mas, cuidar da esponja, mantendo-a seca, limpa e bem armazenada, é essencial para garantir a higiene da cozinha e a saúde da família.