Mais 38 integrantes de uma das maiores organizações criminosas de SC são condenados

Mais 38 pessoas foram condenadas por conta da participação em uma das maiores organizações criminosas de SC – Foto: Divulgação/MPSC/ND
Trinta e oito pessoas foram condenadas por integrarem uma organização criminosa atuante em Santa Catarina nesta semana. As condenações fazem parte de desdobramentos da terceira fase da operação Sodalitas Finis.
A operação busca desarticular uma das maiores organizações criminosas do estado, inicialmente, na cidade de Xaxim, no Oeste de SC. Segundo o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), a organização é responsável por uma ampla variedade de crimes graves, como tráfico de drogas em larga escala, homicídios e roubos.

O MPSC explica que as penas dos 38 condenados variam de quatro a seis anos de prisão, todas para serem cumpridas inicialmente em regime fechado.
Uma das maiores organizações criminosas do estado
O trabalho investigativo do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) teve como base a análise de conversas extraídas de aparelhos celulares apreendidos, que revelaram a estrutura da facção, o sistema de votação interna e o repasse de informações estratégicas entre detentos.
Segundo o MPSC, os condenados promoveram, construíram e integraram a organização criminosa de forma estruturada e hierarquizada. Os crimes citados são tráfico de drogas, comércio de armas de fogo e homicídios.
A sentença também reconheceu a existência de conexões dessa organização criminosa com grupos criminosos de outros estados brasileiros.
38 suspeitos foram presos ao longo da operação – Foto: Divulgação/ND
Operação Sodalitas Finis
Desde a primeira fase da operação foram intensificadas as ações de repressão a essa organização criminosa no estado. A primeira foi deflagrada em 22 de agosto de 2023.

Já as outras fases ocorreram em 9 de fevereiro de 2024 (segunda fase), 10 de abril de 2024 (terceira fase) e 6 de fevereiro de 2025 (quarta fase). No total, 172 pessoas foram presas em razão da Sodalitas Finis.
Além das prisões, a operação resultou na apreensão de diversas armas de fogo, munições, mais de R$ 600 mil em espécie e uma grande quantidade de drogas, incluindo cocaína, maconha e crack.
Condenações foram divulgadas nesta semana pelo MPSC – Foto: Divulgação/MPSC/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.