Criança de 1 ano e 6 meses é encontrada sozinha no frio de 12 °C em Chapecó

A criança foi encontrada sozinha no frio da madrugada. – Foto: Pixabay/ND
Uma criança de 1 ano e 6 meses foi encontrado foi encontrada sozinha no frio de 12 °C, apenas de camiseta, durante a madrugada do domingo (11), em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina.
A PM (Polícia Militar) foi acionada por volta das 03h15 na rua São Martinho, no bairro Seminário, após vizinhos ouvirem choro da menina encontrada sozinha no frio. Ela foi ouvida no pátio da casa, onde não havia nenhum responsável.

Os policiais entraram na casa, que estava com o portão e a porta abertos, e encontraram a criança sozinha no frio, deitada no colchão ao lado de uma faca e uma tesoura. No local também não havia alimentos disponíveis.
Após trocarem a fralda, que apesar de caminhar, não fala, os policiais agasalharam a criança encontrada sozinha no frio. Conforme os militares, ela estava com o corpo gelado, tinha tremores e postura encolhida, apresentando sinais claros de hipotermia.
Crianças, idosos, usuários de drogas e álcool estão mais suscetíveis à hipotermia – Foto: Divulgação/ Pixabay/ ND
O Conselho Tutelar foi acionado, compareceu ao local e assumiu os cuidados com a criança encontrada sozinha no frio. Segundo relatos da testemunha que acionou a PM e do motorista do Conselho, esta não seria a primeira vez que o órgão é chamado para atender situações envolvendo a mesma criança.
Responsáveis de criança encontrada sozinha no frio podem responder por abandono de incapaz
Até o encerramento da ocorrência, nenhum responsável pela criança encontrada sozinha no frio voltou ao local. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil como abandono de incapaz.
O ND Mais tentou contato com a DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso), mas não teve retorno até a publicação. Espaço segue aberto para manifestação.
O crime de abandono de incapaz, tipificado no artigo 133 do Código Penal, ocorre quando alguém que tem o dever legal ou contratual de cuidado abandona pessoa que, por enfermidade ou outra condição, é incapaz de se defender, colocando-a em situação de risco. A pena prevista é de detenção de seis meses a três anos.
Abandono de incapaz: Chapecó registra dois casos em 24 horas
Já durante a madrugada do sábado (10), uma criança de apenas 1 ano e 9 meses foi encontrada sozinha em casa, no bairro Líder, após a Polícia Militar atender uma ocorrência de ameaça com arma de fogo contra um motorista de aplicativo.
Ao chegarem ao endereço indicado pela vítima, os policiais encontraram a porta da casa aberta e encontraram a criança dormindo sozinha em um dos quartos.
Criança encontrada sozinha no frio. (Imagem ilustrativa). – Foto: Pixabay/Divulgação/ND
Enquanto parte da equipe permaneceu cuidando da criança, os demais realizaram buscas e encontraram 52 buchas e mais de 370 gramas de maconha no local.
Pouco depois, um casal de jovens, de 22 e 19 anos, chegou à residência e se identificou como os pais da criança. O homem assumiu ser o dono da droga, enquanto a mulher justificou que havia deixado o filho sozinho para ajudar o companheiro, que teria ficado com a moto quebrada durante uma entrega.
Ambos foram encaminhados à Central de Plantão Policial, e o caso foi repassado aos órgãos competentes.

Menina de 2 anos morre afogada
Outro caso envolvendo uma criança de apenas dois anos também causou comoção na região Oeste do estado. A menina morreu após se afogar em um açude na linha Amazonas, interior do município de Novo Horizonte.
Conforme informações dos socorristas, a menina teve afogamento grau 6, com parada cardiorrespiratória. Foram tentadas manobras de reanimação cardiopulmonar específicas para salvar a menina afogada em açude.
Denuncie a violência contra crianças e adolescentes Todo caso de violência física, psicológica, sexual ou negligência contra menores de idade deve ser denunciado. Em Santa Catarina, você pode entrar em contato com a delegacia especializada mais próxima. O canal Disque 100 também funciona 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados, com garantia de anonimato. Também é possível registrar a ocorrência no Conselho Tutelar ou pela Delegacia de Polícia Virtual por este link Em situações de emergência, ligue 190 para acionar a Polícia Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.