Joinville negocia acordo com cidade de Puccini e do nome por trás do seu parque empresarial

Joinville negocia acordo com cidade de Puccini – Foto: Divulgação/Secom/ND
O município de Joinville (SC) está em tratativas para firmar um acordo com Lucca, na Itália, por meio do programa Cidades-Irmãs. As conversas entre os prefeitos das duas cidades estão avançadas, e ambas as administrações já manifestaram interesse formal na parceria.

Levantamentos realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Joinville apontam que os critérios exigidos por lei para firmar o acordo estão presentes em ambas as cidades. Um dos pontos de destaque é a vocação industrial das duas localidades.
Lucca é sede da empresa Fabio Perini S.p.A, referência internacional na fabricação de máquinas. Em Joinville, o Perini Business Park, maior parque empresarial multissetorial da América do Sul, ocupa posição estratégica na economia local.
O prefeito de Lucca, Mario Pardini, encaminhou uma carta de intenções à Prefeitura de Joinville em que destaca possíveis iniciativas conjuntas, como ações de preservação histórica, eventos culturais como o Lucca Dance Meeting e o fortalecimento de setores industriais.
“Através da troca mútua, será possível criar um vínculo de verdadeira amizade, capaz de valorizar aquelas conexões históricas e culturais que representam um impulso para futuras colaborações nos âmbitos turístico, cultural e econômico”, escreveu Mario Pardini, prefeito de Lucca.
Conheça mais sobre a cidade e a ligação com Joinville
Com cerca de 90 mil habitantes, Lucca está localizada na região da Toscana e possui, junto com sua província, cerca de 38 mil empresas.

1
2

Cidade também é conhecida pelo número de bicicletas – Divulgação/Secom/ND

2
2

Municípios discutem parceria no Programa Cidades-Irmãs com foco em cultura, indústria e inovação – Divulgação/Secom/ND

A proposta de aproximação entre as cidades tem como uma de suas motivações a trajetória de Fabio Perini, empreendedor que atuou em Joinville e foi responsável pela criação do Perini Business Park, responsável por aproximadamente 23% do PIB municipal.
“Com o acordo de cidades-irmãs, poderemos trabalhar ainda mais o fortalecimento das duas cidades”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, William Escher.
Durante visita pessoal a Lucca, o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, reuniu-se com o prefeito Mario Pardini, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Lucca, Beniamino Placido, e a assessora Eleonora Orsi. Na ocasião, foram discutidas possibilidades de intercâmbio cultural.
Prefeito de Lucca, Mario Pardini, ao lado do secretário de Turismo de Joinville – Foto: Divulgação/Secom/ND
“Lucca é a terra natal de Giacomo Puccini, compositor homenageado no Festival de Ópera de Joinville em 2024. Já apresentamos duas óperas de Puccini aqui”, afirmou Gassenferth.
O secretário também destacou a presença marcante de bicicletas na cidade italiana e o cultivo de flores como elementos de embelezamento urbano — características que ele vê como possíveis referências para Joinville.
As equipes técnicas das duas prefeituras trabalham agora na elaboração dos documentos oficiais para a formalização do acordo.
Programa Cidades-Irmãs
Sancionada em abril deste ano pelo prefeito Adriano Silva, a Lei nº 9.826 instituiu o Programa Cidades-Irmãs em Joinville. A legislação unificou as diretrizes que antes eram estabelecidas individualmente para cada parceria.
O objetivo do programa é promover integração entre Joinville e outras cidades no âmbito cultural, educacional e econômico, com incentivo ao intercâmbio entre cidadãos e empresas. Os critérios para a escolha das cidades incluem afinidade geográfica, econômica, social e cultural, além de histórico de relacionamento.
Atualmente, Joinville mantém acordos com seis cidades-irmãs: Schaffhausen (Suíça), Chesapeake (Estados Unidos), Joinville-le-Pont (França), Spišská Nová Ves (Eslováquia), Langenhagen (Alemanha) e Zhengzhou (China).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.