Não é o Egito! Veja qual é o país com mais pirâmides no mundo inteiro

O Sudão, país com mais pirâmides no mundo, guarda estruturas incríveis e quase desconhecidas – Foto: Getty Images/ND
Quando o assunto é pirâmide, é quase automático pensar no Egito. Mas o país das monumentais Pirâmides de Gizé não é o campeão em número dessas construções.
Na verdade, o título de país com mais pirâmides no mundo vai para um vizinho menos famoso, mas riquíssimo em história: o Sudão, que guarda mais de 250 estruturas do tipo.

O verdadeiro país com mais pirâmides do mundo
Apesar da fama global do Egito, com suas pirâmides gigantescas e atração turística consolidada, é o Sudão quem ocupa o primeiro lugar como o país com maior número de pirâmides no planeta. Estima-se que existam mais de 250 pirâmides por lá, enquanto o Egito tem entre 118 e 138.
Boa parte das pirâmides sudanesas foi construída nos antigos reinos da Núbia, especialmente durante o Reino de Cuxe, que se desenvolveu após a perda de territórios egípcios. Essas construções serviam como tumbas reais, assim como as egípcias, e ficaram conhecidas como pirâmides núbias.

1
6

Ao todo, são mais de 250 pirâmides escondidas no coração da África – Não é o Egito! Veja qual o país com mais pirâmides no mundo inteiro pexels-mohamed-zekry-151631098-10546025

2
6

Algumas pirâmides guardam traços de guerras históricas – Getty Images/iStockphoto/ND

3
6

Estima-se que essas estruturas tenham sido erguidas há cerca de dois mil anos – Getty Images/iStockphoto/ND

4
6

A cidade de Meroé concentra dezenas de pirâmides – Não é o Egito! Veja qual o país com mais pirâmides no mundo inteiro pexels-mohamed-zekry-151631098-10546019

5
6

As pirâmides de Meroé, Sudão, ficaram conhecidas como “pirâmides núbias”, por conta dos reinos da Núbia – Getty Images/iStockphoto/ND

6
6

Entre ruínas e areia, as pirâmides ainda contam histórias – Getty Images/iStockphoto/ND

Meroé e as pirâmides núbias
A cidade que concentra muitas dessas pirâmides é Meroé, um sítio arqueológico de grande valor. Mesmo que muitas estejam desgastadas pelo tempo ou tenham sido danificadas por conflitos, ainda é possível visitar várias delas.
As pirâmides núbias são diferentes das egípcias: elas são mais íngremes, menores e com base estreita. Ainda assim, foram fundamentais no legado arquitetônico da região e ganharam reconhecimento da Unesco como Patrimônio Mundial.
Hoje, o Sudão passa a atrair o olhar de turistas, arqueólogos e historiadores que desejam entender melhor essa parte menos explorada da história antiga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.