Bater as portas do carro com força pode prejudicar o veículo dependendo da força usada – Foto: Freepik/ND
Muitas crenças populares cercam o universo dos carros. Algumas são verdades, outras não, ou pelo menos parte delas. Alguns motoristas têm o costume de usar a internet para tirar dúvidas sobre como cuidar melhor do veículo.
O proprietário de uma oficina e mecânico, Elisérgio Ferreira, conta alguns mitos e verdades se bater as portas do carro com força prejudica o carro, por exemplo.
Ele explica que os clientes vão à oficina com uma ideia pré-concebida de serviço com base no que pesquisaram online, mas isso pode atrapalhar o diagnóstico do problema do carro.
“A internet é muito útil para nós mecânicos, porque mesmo há anos no mercado, não sabemos de tudo. Só que alguns clientes já chegam com o orçamento pronto na cabeça deles, porque se basearam no que viram com outras pessoas de outros lugares. Cada carro tem sua particularidade, às vezes o que serve para um, não serve para outro”, explicou.
O mecânico enfatizou a importância da opinião de um profissional sobre o assunto e comentou algumas crenças como se bater as portas do carro com força prejudica o veículo e seus componentes.
1) Dirigir com o pé na embreagem pode danificar o carro?
Verdade. De acordo com Elisérgio, quando o motorista usa muito a embreagem sem precisar, isso sobrecarrega o sistema do carro e pode ocasionar o desgaste do disco e o colar de embreagem.
2) Bater as portas do carro com força
Depende. O mecânico explicou que o sistema do carro foi construído para suportar o impacto ao fechar a porta. Porém, a longo prazo, bater as portas do carro com força dependendo da força utilizada pode ocasionar dano nas peças.
3) Abastecer até a boca do tanque causa problemas?
Verdade. O proprietário da oficina esclareceu que abastecer o veículo em excesso danifica a válvula cânister, o filtro responsável por reter os gases provenientes da evaporação do combustível.
4) Andar com o tanque na reserva é ruim?
Verdade. A bomba de gasolina é um componente eletrônico que esquenta bastante e precisa ser resfriada. Segundo o mecânico, o combustível induz o resfriamento.
Porém se o carro é utilizado com o sistema de combustível baixo, que é quando surge o aviso no painel do carro, causa o aquecimento da bomba e pode deixar o condutor na mão, segundo Elisérgio.
5) Amortecedores devem ser trocados aos pares?
Verdade. Trocar o amortecedor de um lado e deixar o antigo do outro faz com que a pressão fique toda em cima do novo.
“Em pouco tempo, o mesmo amortecedor terá que ser trocado de novo, pois irá trabalhar para suprir o velho que continua lá. Se trocar os dois, a pressão fica estável por se tratar de dois produtos novos”, disse.
6) É necessário fazer revisões anualmente?
Depende. O manual do proprietário automóvel indica dois tipos de revisões: a cada 10 mil quilômetros rodados ou no período de seis meses a um ano. Elisérgio ressaltou a importância de ir a um mecânico para fazer a revisão periódica.
“É melhor investir um pouco na análise de um profissional, que vai identificar se precisa de alguma manutenção no carro, do que gastar muito dinheiro para ajeitar um problema que poderia ter sido evitado”, finalizou.