Veja como fazer manobra de Heimlich, procedimento usado por PMs para salvar bebês no Pará

Médico especialista em primeiros socorros explica como salvar crianças de engasgos. Dois bebês foram salvos por policiais militares com manobra de Heimlich em Belém e Castanhal. Manobra de Heimlich foi usada por policiais em duas ocorrências com bebês engasgados no Pará
PM/Reprodução
Ao menos dois bebês foram salvos por policiais usando a manobra de Heimlich em um intervalo de quatro dias no Pará. Nos dois casos, os policiais estavam em ronda e próximos aos locais da ocorrência, o que facilitou o socorro rápido. Um médico especialista em primeiros socorros explica como fazer as manobras em recém nascidos e também em crianças maiores.
“A gente faz este trabalho tentando conscientizar as pessoas a terem essa formação, pois no caso de emergência não dá tempo de chegar socorro, porque o cérebro só pode ficar no máximo 4, 5 minutos sem oxigênio e isso pode levar ao óbito”, explicou o médico José Guataçara em entrevista ao Bom dia Pará desta quarta-feira (31) – veja no vídeo abaixo. Ele também é diretor do Samu em Belém.
Pequeninos: Especialista ensina prática de primeiros socorros em caso de engasgo
O médico mostrou o socorro em um bebê de forma detalhada – veja acima. Com a ajuda de duas crianças, também explicou como funciona a manobra de Heimlicha em crianças maiores e ainda no caso em que uma criança precisar ajudar outra que estiver engasgada – assista os detalhes no vídeo acima.
A orientação é aplicar a manobra de desengasgo enquanto outra pessoa pede ajuda, caso haja mais pessoas perto. Essa ajuda pode ser por meio do Samu 192, bombeiros 193, ou mesmo polícia, 190.
Crianças mostram como fazer manobra de Heimlich
TV Liberal/Reprodução
Manobras usadas por policiais
Os salvamentos pelos policiais militares no Pará ocorreram em Castanhal e Belém. No domingo (28), a câmera de uma casa flagrou quando os pais de uma criança engasgada correram atrás da viatura para pedir ajuda à PM – reveja no vídeo abaixo.
Bebê engasgado é salvo por PMs no Pará
“A gente aprende a fazer essa manobra no nosso curso de formação da Polícia Militar. A técnica é diferente para bebês de colo e crianças maiores e adultos. Eu já tinha feito em outras situações em casa, mas na rua foi a primeira vez”, relembrou o cabo Denilson Reis. Ele e o soldado da PM Wesley Maciel socorreram a criança engasgada em Castanhal.
Já na quinta-feira (25) em Belém, um bebê de apenas um mês de vida foi salvo. Segundo a PM, na ocorrência em Belém, o menino de apenas um mês estava sem respirar até os policiais fizeram a manobra após serem chamados pela mãe do bebê. Mesmo após se recuperar, o recém-nascido e a mãe foram encaminhados para uma unidade de saúde para avaliação médica.
Policiais salvaram bebê engasgado no bairro Guamá
PM/Reprodução
Nos dois casos, os policiais foram acionados pelos pais das crianças que estavam engasgadas. Eles usaram a manobra de Heimlich, que é um procedimento de primeiros socorros que alivia asfixia por obstrução das vias respiratórias.
A orientação de especialistas é que, em casos de engasgos, observar se há algo que esteja obstruindo a respiração e possa ser retirado. Não sendo possível, a orientação é deixar o bebê ou a criança de bruços e fazer a manobra até que o alimento ou objeto do engasgo seja expelido.
No caso de bebês, é necessário usar uma mão para segurar o bebê e apoiar sobre a perna. Segura a boca até ficar meio aberta e fazer cinco compressões firmes contra o dorso dele. Bater na costas.
No caso das crianças maiores e adultos, deve-se abraçar a vítima por trás, posicionando as mãos na região superior do abdômen, entre o umbigo e o a caixa torácica, puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima.
Como salvar um bebe de engasgamento Manobra de Heimlich
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Leia também:
Engasgo: como aplicar Manobra de Heimlich em bebês, crianças e adultos
Momento em que bebê engasgado é socorrido por policiais em Castanhal, no Pará
Reprodução / Polícia Militar (PM)
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.