Espaço passa a integrar o Museu Memória de Nazaré. A sala é imersiva e envolvente com projeção de 180 graus. sala é imersiva e envolvente com projeção de 180 graus
Divulgação
O Museu Memória de Nazaré, em Belém, inaugurou, nesta quinta-feira (15), um espaço interativo que possui instalações imersivas e interativas desenhadas para convidar os visitantes a viver a história do Círio como uma experiência sensorial em qualquer dia do ano. A sala é imersiva e envolvente com projeção de 180 graus. São aproximadamente 3 metros de altura e 12 metros de circunferência com projeção de conteúdo captado originalmente utilizando realidade virtual.
“Desde o Círio passado, o museu conta com aparelhos de realidade virtual onde os visitantes são imersos numa das mais belas celebrações do Círio, a Descida do Glória em vídeo 360. Após o vídeo imersivo, os visitantes podem tocar na representação holográfica da Imagem Original usando as próprias mãos, através da tecnologia ‘reality touch’. Este ano, expandimos o acesso aos vídeos de realidade virtual para todas as 13 procissões oficiais por meio da criação da sala 180 graus. Além de imersiva, a sala é interativa, permitindo ao visitante escolher quais eventos dos Círios anteriores deseja presenciar. Das 13 procissões que compõem o Círio de Nazaré em Belém, em comemoração ao Primeiro Congresso Mariano Internacional, os visitantes também serão transportados virtualmente aos santuários de Aparecida, em São Paulo, Guadalupe, no México, Lourdes, na França, Fátima e Nazaré, em Portugal, por meio da tecnologia inovadora ‘reality room’, importada dos Estados Unidos”, conta Danilo Moura Silva, da equipe de criação.
Em 2022, para comemorar os 10 anos do Museu, a DFN organizou uma revitalização do espaço. Instalado ao lado da Casa de Plácido, o Memória de Nazaré abriga uma exposição permanente que conta a história da fé e da devoção mariana, que tem seu maior momento no Círio. São fotos das romarias, mantos utilizados pela Imagem Peregrina, cartazes de edições passadas do Círio de Nazaré, pedidos e promessas de romeiros, com as tradicionais casas e barcos, carregados pelos devotos durante a procissão.
Neste novo museu, completamente reformulado, os visitantes fazem uma viagem pelo tempo para conhecer os principais personagens, histórias e lendas relacionadas à origem da devoção a Nossa Senhora na Amazônia. “Detalhamos como a devoção começou em Belém, desde o momento em que o caboclo Plácido encontra a sagrada imagem de Nossa Senhora de Nazaré, na floresta, próxima ao igarapé Murutucu, os relatos do milagre do sumiço da imagem, a evolução da devoção, os primeiros milagres, o primeiro Círio, o surgimento da corda, e sua evolução até a magnitude que a procissão e eventos relacionados ao Círio adquirem atualmente, que nos dão o título de maior Festividade Católica do Mundo. Mostramos os principais momentos e homenagens desta grande celebração de fé, que envolve a todos, sem distinção”, conta Antônio Salame, coordenador do Círio 2023.
Salas e Exposições:
As Raízes de Nossa Identidade
A Origem da Devoção na Amazônia
O Achado de Plácido
A Primeira Ermida
O Primeiro Círio de Nazaré
A Berlinda & A Corda
As Procissões
Sala 180º
Sala dos Mantos/ A Imagem Peregrina
A Basílica Santuário
A Imagem Original
Sala das Promessas
Espaço interativo é inaugurado para programação do Círio 2023, em Belém
Adicionar aos favoritos o Link permanente.